Eventos

100ª Plenária do CAU/RS resgata história e celebra resultados para a Arquitetura e Urbanismo

A tarde de ontem foi um importante marco na história do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS): a realização da 100ª Plenária reuniu conselheiros, ex-conselheiros das gestões anteriores, funcionários, além de entidades de todo Estado e representantes do Governo, para reconhecer e celebrar as conquistas do CAU e da categoria que representa, desde a 1º reunião realizada ainda na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS). Acesse nossa página no Facebook para assistir à transmissão na íntegra.

Foto: Marcos Pereira

Após agradecer a presença de todos, o presidente do Conselho, Tiago Holzmann da Silva, começou as deliberações previstas na ordem do dia. O primeiro foi a criação do Prêmio CAU/RS, previsto para dezembro deste ano, junto às celebrações do Dia do Arquiteto (15/12). Aprovado de forma unânime entre os conselheiros presentes, o prêmio é destinado às instituições, empresas e profissionais de outras categorias que não a Arquitetura e Urbanismo, mas que contribuem para a promoção da profissão de forma geral. “Entendemos que faltava um reconhecimento do CAU aos nossos parceiros de outras áreas, mas que também colaboram ao incentivar nossas causas e ações. Serve também para fortalecer nossos elos com essas entidades”, destacou Tiago.

A próxima pauta foi a criação de uma Comissão Temporária de Equidade de Gênero. Também aprovada por unanimidade, o objetivo da comissão é responder à falta de representatividade feminina na profissão, ainda que as mulheres sejam maioria na Arquitetura e Urbanismo. Na sequência, foram aprovadas as renovações, por mais seis meses, das comissões temporárias de Patrimônio Histórico (CTPH) e Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (CTAHIS).

Histórico de resultados

As cinco comissões ordinárias do CAU/RS, além da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental (CPUA) e o Colegiado das Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU), apresentaram o trabalho realizado por cada uma e o impacto dos resultados na evolução da profissão. Conselheiros representando os temas do Exercício Profissional (CEP), do Ensino e Formação (CEF), da Ética e Disciplina (CED), Organização e Administração (COA), além de Planejamento e Finanças (CPFI), resgataram a história e os nomes que já fizeram parte das comissões, celebrando e reconhecendo as conquistas do trabalho em equipe.

O vice-presidente do CAU/RS, Rui Mineiro, destacou o pioneirismo do trabalho realizado pela CED, referência para os demais CAU/UF. O Conselheiro Federal eleito pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, Ednezer Rodrigues Flores, fez um breve discurso sobre as conquistas do Conselho ao longo de sete anos, desde que foi criado. “Estamos fazendo história”, comemorou. Ednezer também reforçou a necessidade de o CAU ser um agente político para continuar o trabalho em defesa da sociedade e da regulamentação da profissão. “Temos uma luta no Congresso Nacional e é necessário realizar um trabalho político-institucional”.

Homenagens

A Plenária também reservou um momento para homenagear entidades e pessoas que ajudaram a construir o CAU/RS e sempre farão parte da história do Conselho: o presidente Roberto Py Gomes da Silveira (in memoriam); a conselheira federal Briane Bicca (in memoriam), o Sindicato dos Arquitetos no Estado Rio Grande do Sul (SAERGS) e a Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (SERGS). Antes de encerrar o evento, o presidente Tiago Holzmann da Silva destacou os principais feitos da gestão 2018-2020, entre os quais as vitórias pioneiras acerca do Ensino à Distância (EAD), os escritórios regionais, o Fórum das Entidades, os editais de apoio e o fortalecimento das relações institucionais. “É fundamental reconhecermos o esforço conjunto de todos, para continuar oferecendo à sociedade o trabalho de qualidade do profissional de Arquitetura e Urbanismo”, ressaltou o presidente.

Entre as autoridades presentes também estavam o Secretário de Estado de Obras e Habitação, José Luiz Stédile (representando o governador Eduardo Leite), a arquiteta Ronice Borges, representando o Secretário da Cultura de Porto Alegre, o presidente do CEAPE – Sindicato de Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas do Estado / RS, Josué Martins; Lisandra Weiler, representando o IPHAE, a deputada estadual Sofia Cavedon, o presidente do SERGS, Luís Roberto Ponte e a ex-deputada Luciana Genro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Software Livre: 1º Seminário Solare está com inscrições abertas!

Livro celebra os 80 anos da Praça Internacional, na fronteira entre Brasil e Uruguai

Pular para o conteúdo