30 de maio de 2017      nº 245
21 de novembro de 2016 nº 01 | News CAU/RS
DESTAQUE
Revisão do Plano Diretor e o futuro de Porto Alegre
É possível trilhar um melhor futuro para a cidade de Porto Alegre buscando espelho em experiências exitosas em outros lugares tanto do Brasil como no mundo. Na última semana, o arquiteto e urbanista Alberto Cabral, representando o presidente do CAU/RS Joaquim Haas, esteve no encontro promovido pela Sociedade de Engenharia (SERGS) para uma discussão sobre o Plano Diretor. “Estivemos, em outubro do ano passado, participando da Habitat III, em Quito, no Equador. E, entre os 60 prefeitos lá presentes, pudemos notar que a maioria das grandes cidades do mundo sofrem de problemas semelhantes”, revela.
Leia mais.
CAU/RS
VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Ache um Arquiteto: novo serviço para quem vai construir ou reformar
Pesquisa revelou que, em 73% dos casos, a contratação de arquitetos e urbanistas é feita por indicação de amigos e parentes. Apenas 8% dos clientes procuram profissionais através da internet. Para facilitar a busca, o CAU/BR ampliou o serviço existente com o Ache um Arquiteto, sistema que vai disponibilizar gratuitamente informações adicionais sobre os arquitetos e urbanistas registrados no CAU.
Leia mais.
CAU/RS
CAU/RS
CAU/RS
LEGISLAÇÃO
Mudanças na Lei de Licitações em obras públicas
Diversos debates têm envolvido um tema muito importante para a sociedade e suas cidades: as mudanças na Lei 8.666/93, que trata das licitações em obras públicas. Em entrevista para o CAU/RS, o autor da lei, Luís Roberto Ponte, fala sobre as principais alterações que foram recentemente pré-aprovadas e como funciona esse código que visa contemplar o interesse público acima do interesse privado e, assim, acabar com a corrupção no sistema construtivo de obras do Brasil.
Leia mais.
CAU/RS
ARTE E ARQUITETURA
Arte na cidade e seu potencial de ressignificar lugares
Obras de arte podem ressignificar a rua. No entanto, antes disso, é preciso que as ruas sejam ressignificadas pelas pessoas. A reflexão é do arquiteto e urbanista Mario Englert, diretor da Fundação Bienal do Mercosul, iniciativa que, em 20 anos de existência, realizou dez edições da mostra de artes visuais. “A arquitetura cria o ambiente para a arte. E, neste sentido, ainda falta para que Porto Alegre seja palco de uma transformação pela arte. Se for caminhar no Centro, há uma necessária reconciliação com a calçada. Entendo que esse poderia ser um importante legado da Bienal”, comenta.
Leia mais.
CAU/RS
CAU/RS
CAU Mais Perto
SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Facebook YouTube SoundCloud
CAU/RS - Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul
ENTRE EM CONTATO
Rua Dona Laura, nº320
14º andar | Bairro Rio Branco
Porto Alegre/RS | CEP:90430-090
(51) 3094-9800
atendimento@caurs.gov.br