Sem categoria

Venda online de serviços de Arquitetura e Urbanismo é tema de reunião no CAU/RS

Conselheiros das Comissões de Exercício Profissional e das Comissões de Ensino e Formação do CAU/RS, CAU/SC, CAU/PR e CAU/BR estiveram reunidos, no dia 15 de agosto, em Porto Alegre para realização da primeira reunião deste Grupo de Trabalho. Na ocasião, a venda online de serviços de Arquitetura e Urbanismo norteou as discussões. Dos tópicos abordados, destaque para a oferta gratuita de serviços de projetos arquitetônicos e serviços prestados por engenheiros e leigos ou por estudantes e empresas juniores. Os temas provocaram também debates sobre a possibilidade de cooperação das Instituições de Ensino Superior com os assuntos em pauta.

Participaram Hugo Seguchi, coordenador da CEP/BR, Helio Cavalcanti da Costa Lima, conselheiro da CEF/BR, Luiz Eduardo Bini Gomes da Silva, coordenador da CEF/PR, Giovani Bonetti, coordenador da CEP/SC, Kátia Cristina Lopes de Paula, coordenadora da CEF/SC, Rinaldo Ferreira Barbosa, coordenador da CEF/RS, José Arthur Fell, conselheiro da CEF/RS, Luiz Antônio Machado Veríssimo, conselheiro da CEF/RS, Carlos Eduardo Mesquita Pedone, coordenador da CEP/RS, Rosana Oppitz, coordenadora adjunta da CEP/RS, Oritz Adriano Adams de Campos, Sílvia Monteiro Barakat e Roberto Luiz Decó, conselheiros da CEP/RS.

MAIS SOBRE: CAU/RS

4 respostas

  1. Legal, o tema.
    Mas e dai, quais foram as decisões ou encaminhamentos?
    Nos arquitetos habilitados pelo CAU, pagamos nossa anuidade queremos uma posição mais forte do conselho perante essa prostituição de outros profissionais e até estudantes da área.
    Projeto somente com responsável habilitado!

    1. Olá Rino,

      Na reunião ficou definido que a Comissão irá elaborar uma Deliberação com algumas determinações relacionadas à fiscalização de oferta de serviços pela internet. Por exemplo, toda atividade referente a arquitetura e urbanismo, ainda que ofertada na internet, deverá possuir Registro de Responsabilidade Técnica – RRT, e a sua ausência acarretará um processo pela ausência deste documento. Além disso, a Deliberação determinará que nos sites de venda de projetos online, os profissionais deverão ser claramente identificados com o número de registro no CAU.
      Outro encaminhamento foi a criação de uma cartilha orientativa aos profissionais Arquitetos e Urbanistas com objetivo é orientá-los com relação à questões importantes que devem ser consideradas antes do profissional oferecer seus serviços pela internet.
      Por fim, ficou definido que será criada uma orientação formal aos agentes fiscais dos CAUs envolvidos no Grupo de Trabalho, estabelecendo ritos fiscalizatórios para estes casos.
      Ficamos à disposição.
      Assessoria de Comunicação do CAU/RS.

  2. Na internet existem anúncios, onde o potencial cliente informa o que quer construir, metragens, uso, e onde quer construir… Com a promessa de 3 orçamentos grátis e a indicação dos Profissionais mais próximos desse cliente…
    Não parece um anuncio de caça clientes?
    Acredito não ser legal esse anuncio ON LINE…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo