Sem categoria

Série do CAU/RS destaca Arquitetura Gaúcha Contemporânea

No dia 20 de setembro – Dia da Revolução Farroupilha – o CAU/RS homenageou os gaúchos com imagens de projetos desenvolvidos por arquitetos e urbanistas em diferentes regiões do estado e que contribuem para a constituição da história da arquitetura contemporânea.

card-20-09_2-01

A partir desta sexta-feira, todos poderão conferir semanalmente informações e imagens de projetos como estes na série “Arquitetura Gaúcha Contemporânea”. Se você desejar contribuir com ainda mais exemplos de projetos de profissionais gaúchos, escreva para o CAU/RS.

Centro de Educação Integrada – CEI (Campo Bom/RS)

Arquiteto e urbanista Valter Foerster

Apenas o projeto levou um ano e meio para ficar pronto. Foram utilizadas mais de 500 pranchas em seu desenvolvimento. Foerster destaca a complexidade da questão acústica, que englobou diversos profissionais, dez no total, todos sob sua responsabilidade. “Para se ter uma ideia, na parte do Teatro (os cinemas), nós tínhamos um retângulo que teve que ser cortado em diagonal para dar a forma do teatro, e assim passar essa ideia de ascendência, foi algo fora de série”.

cei

Casa XAN (Xangri-lá/RS)

Arquiteto e urbanista Silvio Lagranha | MAPA Arquitetos

Uma casa simples e funcional, com espaços amplos e integrados, mas que não perdesse a privacidade em relação ao entorno. Essa foi a solicitação do cliente ao arquiteto e urbanista, que logo adotou as medidas necessárias. “Dois pavimentos, social e privado, com grandes aberturas ao exterior controladas ora por elementos fixos e pesados, ora por elementos leves e naturais”, destaca Lagranha. “A simples palheta de materiais confere leveza e simplicidade ao edifício”.

Fotos: Leonardo Finotti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo