CAU Mais Perto

São Leopoldo e Esteio: a vez da arquitetura contemporânea

São Leopoldo e Esteio, cidades vizinhas a Porto Alegre, conhecidas pelas edificações mais antigas que carregam um pouco da história, mostram-se abertas à arquitetura contemporânea e à atuação do arquiteto na qualificação da vida nas grandes cidades. As duas cidades recebem, nesta semana, a visita do projeto CAU Mais Perto. Com exclusividade, arquitetos e urbanistas locais compartilham com o CAU/RS suas opiniões sobre o desenvolvimento da arquitetura e do urbanismo em suas cidades. Confira:

“O cidadão de São Leopoldo se agrada cada vez mais de negócios que inovam no conceito de atendimento e espacialidade. Vejo todas as classes sociais buscando uma arquitetura mais contemporânea” revela Thiago Wondracek, sócio do escritório Destta Arquitetura e Design.

Para Gerson Luiz Kauer, São Leopoldo mantém prédios e monumentos com características puramente germânicos. “Nosso município possui diversos prédios de arquitetura marcante e com interesse de preservação, mas já construídos pelas décadas 1910 e 1930, como a Praça do Imigrante”, compartilha.

SAP Labs Latin America da Unisinos, em São Leopoldo. Foto: Divulgação

Esteio, cidade próxima, caracteriza-se pela pequena dimensão geográfica, topografia plana e poucos vazios urbanos. “Aqui, as edificações que são erguidas atualmente são em lotes urbanos em que se substitui edificações antigas por novas. Estamos num momento de verticalização das cidades”, garante Elsa Gandini Bortolini.

Para Amadeo Rodrigues, também de Esteio, o município teve seu crescimento desordenado, e, devido a sua proximidade da Capital, se caracterizou como “cidade dormitório”. “Ainda carecemos de edificações projetadas através de um estudo aprofundado e que possuam características arquitetônicas marcantes”, comenta.

Casa de Cultura de Esteio. Foto: Divulgação

Um pouco de história

São Leopoldo, berço da colonização alemã no sul do país, um dia habitada por índios carijós e imigrantes açorianos, é hoje a cidade é o município está situado entre os dez mais expressivos no produto interno bruto do estado. Na região vizinha, Esteio era parte da Fazenda Areião do Meio, propriedade da Baronesa do Gravataí, o município foi desmembrado do 7° distrito de São Leopoldo, que posteriormente emancipou-se.

CAU Mais Perto

Nos dias 10 e 11 de janeiro, o CAU Mais Perto estará nos municípios de São Leopoldo e Esteio, respectivamente. O programa é pioneiro no país. Ele leva o Conselho de Arquitetura e Urbanismo ao interior para prestar atendimento a profissionais e empresas, realizar ações de fiscalização e promover a Arquitetura e o Urbanismo a partir do diálogo com órgãos públicos, instituições de ensino superior, estudantes e população local. Também é possível realizar a coleta biométrica em graduados para a emissão da carteira profissional. O programa é coordenado pela Comissão de Exercício Profissional do CAU/RS.

Em janeiro, o programa também realizará ações em Vacaria, Passo Fundo, Nova Petrópolis, Nova Prata e Flores da Cunha. Mais informações sobre dia, hora, local de parada e atividades em cada cidade estarão sempre disponíveis no site e Facebook do CAU/RS.

Serviço

São Leopoldo

  • Dia 10/01/2017, terça-feira, das 10h30 às 13h e das 14h às 16h
  • Local: Associação dos Arquitetos e Engenheiros do Vale do Sinos (Rua São Paulo, 994 – bairro Centro)

Esteio

  • Dia 11/01/2017, quarta-feira, das 10h30 às 13h e das 14h às 16h
  • Local: Sala de Reuniões do 1º andar da Câmara Municipal (Rua 24 de Agosto, 535 – bairro Centro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Atendimento presencial em Santa Rosa

Atendimento presencial em Nova Prata e Serafina Corrêa

Atendimento presencial em Frederico Westphalen

Pular para o conteúdo