Ética

Registro profissional de arquiteta e urbanista cancelado por falta ética

O CAU/BR confirmou a deliberação do CAU/SP de punir uma arquiteta e urbanista, denunciada por falsificação de documentação, com o cancelamento do registro profissional. O caso começou com uma denúncia anônima feita ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP). Os Agentes de Fiscalização checaram a veracidade dos diplomas mencionados no currículo Lattes da profissional junto às Instituições de Ensino Superior. A Universidade de São Paulo (USP) confirmou que não possui registro dos cursos de mestrado e doutorado que teriam sido cursados em 1987 e 1996 e que o orientador citado não faz parte dos quadros da instituição.

O presidente do CAU/SP, Gilberto Belleza, ressalta que este é o primeiro caso de cancelamento de registro de arquiteto e urbanista desde a criação do Conselho. “Uma decisão muito importante, uma grande experiência na aplicação do nosso Código de Ética e Disciplina”. Leia mais.

O que prevê o Código de Ética e Disciplina

“O arquiteto e urbanista deve declarar-se impedido de assumir responsabilidades profissionais que extrapolem os limites de suas atribuições, habilidades e competências, em seus respectivos campos de atuação”.

“O arquiteto e urbanista deve prescindir de utilizar o saber profissional para emitir opiniões que deturpem conscientemente a verdade, persuadindo leigos, a fim de obter resultados que convenham a si ou a grupos para os quais preste serviço ou os quais represente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo: queremos ouvir vocês!

Conheça a nova Comissão de Ética e Disciplina do CAU/RS

Comissão de Ética e Disciplina terá treinamentos para audiências nos Escritórios Regionais

Pular para o conteúdo