Eventos

Projeto Preservar promove Oficina de Educação Patrimonial em Novo Hamburgo

Nos dias 21, 25 e 26 de outubro, Novo Hamburgo recebe a Oficina de Educação Patrimonial, que visa auxiliar professores da rede de ensino na abordagem do patrimônio histórico e cultural da cidade em sala de aula. O curso será realizado na Casa Schmitt-Presser, localizada no Centro Histórico de Hamburgo Velho.

Com atividades teórico-práticas, as aulas partem do entendimento da educação patrimonial como conteúdo transversal a todas as disciplinas. Um dos ministrantes da oficina será o conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), Jorge Luís Stocker Júnior.

O programa inclui atividades em grupo, visita orientada ao patrimônio cultural do município e oficinas de discussão e reflexão sobre os temas abordados.  A oficina é oferecida pelo Projeto Preservar e financiada pelo Funcultura da Secretaria Municipal de Cultura de Novo Hamburgo. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas online. Confira o evento no Facebook.

Sobre os ministrantes

Jorge Luís Stocker Júnior

Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Feevale (2015) e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR/UFRGS), onde desenvolve a dissertação com o tema “Sob o Königsberg: Paisagem e Patrimônio Cultural da Antiga Colônia Alemã de São Leopoldo”. É profissional e pesquisador do campo do patrimônio cultural, onde atua de estudos técnicos, inventário de patrimônio cultural edificado, projetos de conservação e restauração, pesquisa e educação patrimonial. Ministrou oficinas de Patrimônio cultural e legislação (UFMG/2014), Práticas de Inventário de Patrimônio Cultural (PUCRS/2017), Formação de agentes comunitários para a preservação (Casa Schmitt-Presser/2017), Métodos para projetos de Restauo (Casa Schmitt-Presser/2017), entre outros. É atualmente vice-presidente do CEC-RS – Conselho Estadual de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, coordenador adjunto do Icomos Brasil – Núcleo Rio Grande do Sul e representante brasileiro no Emerging Professionals Working Group do Icomos – Conselho Internacional de Monumentos e Sítios.

Suzana Vielitz de Oliveira

Suzana Vielitz de Oliveira possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1983), pós-Graduação em Educação pela FEEVALE/ PUC (1992), e cursos de especialização em Preservação de Patrimônio e técnicas de Restauro de Bens pelo ZHD – Fulda – Alemanha (1995 e 1998). Mestre em Planejamento Urbano e Regional faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS- PROPUR, com pesquisa em história, política e cultura, dissertação defendida em 25/09/2009 sob o título: Os Planos Diretores e as Políticas de Preservação de Patrimônio Edificado em Novo Hamburgo. (2006-2009). De 1995 a 1997 coordenou o projeto Escola de Artífices da Feevale uma parceria com escola alemã de restauro. De agosto 2009 a fevereiro 2010 foi coordenadora de Patrimônio, Memória e Biblioteca, junto a SECULT, NH – onde participou efetivamente na habilitação da cidade de Novo Hamburgo para o PAC das cidades históricas, dentre outros trabalhos. Professora na Universidade Feevale desde 1990, sendo que desde 2006 é professora no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Instituição onde trabalha disciplinas de Urbano, Técnicas Retrospectivas e Projeto Arquitetônico 5. Orientou vários trabalhos finais de graduação relacionados a preservação e restauro. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale. Atua também como profissional liberal com vários trabalhos de projetos para levantamentos, diagnósticos e restauração de edificações dentre eles: antiga matriz de São Pedro em Ivoti, Casa Bauer, Casa Pitanti em Hamburgo Velho, Castelinho de Panambi, Casa Pastor Dohms e Centro Diretivo da EST em São Leopoldo, projeto para o Kafekulturhaus no núcleo Feitoria Nova (antiga casa Schneider) e para o Salão Holler em Ivoti.

Markus Wilimzig

Dr. PHD Markus Wilimzig, nacionalidade alemã, nascido em 1958, graduado em Biologia pela Universidade de Hamburgo, Alemanha. Concluiu seu doutorado em Biologia pela Universidade de Bielefeld em 1990 na Alemanha, sendo que desde então desenvolve pesquisa na área da microbiologia e deterioração de materiais. Tem experiência de mais de 25 anos em análises de patologias e materiais de construções antigas e desenvolve métodos para recuperação de materiais para restaurações. No Brasil possui um laboratório de análises patológicas para materiais com relevante trabalho nesta área, ao longo dos últimos 14 anos. É gestor cultural desde 2010 e com vários trabalhos contemplados no desenvolvimento de métodos, abordagens, etc para patrimônio histórico no Rio Grande do Sul. Em 2013 executou o projeto de Preservação da memória da originalidade nas Fachadas Históricas com financiamento da Secretária de Cultura, RS.

Karen Kussler

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Feevale (2012/02), é especialista em Gestão do Território Urbano, pela Universidade Unisinos (2017/02), no Programa de Planejamento Urbano e Regional PROPUR/UFRGS, onde desenvolve a dissertação de mestrado sobre métodos de planejamento urbano adaptativo. Já atuou profissionalmente em grandes obras de ferrovias urbanas e atualmente faz parte da equipe do Departamento de Arquitetura de uma Universidade. Ministrou oficina de Formação de agentes comunitários para a preservação (Casa Schmitt-Presser/2017), entre outras. Preside o Núcleo do Vale dos Sinos do IAB RS (Instituto dos Arquitetos do Brasil), atuando como representante da sociedade civil no CONCIDADE, Conselho da Cidade em Novo Hamburgo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Jornalismo

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Pular para o conteúdo