CAU Mais Perto

Novos projetos e valorização profissional marcam primeiro ano da nova gestão do CAU/RS

Presidente Tiago Holzmann da Silva e Conselheiro Federal Ednezer Flores relembram principais ações do primeiro ano da nova gestão do Conselho

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) é uma autarquia federal, órgão público responsável por orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da Arquitetura e Urbanismo em todo o estado. O CAU defende a sociedade ao mesmo tempo que promove e valoriza a profissão. As entidades de Arquitetura e Urbanismo, por sua vez, congregam e representam os profissionais por atuação, setor, localização. São funções complementares e integradas, que asseguram o desenvolvimento da categoria.

Criado no final de 2010, o CAU inicia seu 8º ano. A primeira gestão – de construção – “saiu do zero”, superou desafios e garantiu a regulação da profissão. A segunda – de estruturação – conquistou a sede própria, ampliou o quadro de funcionários a partir de concursos, definiu rotinas e ampliou ações fiscalização. A terceira gestão, eleita para o triênio 2018/2020, é de realização: trabalha para qualificar a atuação básica de rotinas, ampliar ações de enfrentamento de questões históricas da profissão, dialogar com outras instituições e levar a arquitetura e o urbanismo para mais perto das pessoas.

A fim de fazer das ideias realidade, o Conselho está com diversos projetos em andamento. Entre eles, a qualificação da fiscalização, não apenas em obras, mas também em eventos e feiras, licitações e concursos públicos, convênios de fiscalização com o CREA, Prefeituras e outras instituições; a ampliação do CAU Mais Perto, garantindo a presença do CAU em todo o estado, com roteiros permanentes de visita às cidades; e editais de apoio e patrocínio para entidades e instituições de arquitetos e urbanistas promoverem a profissão, investindo em eventos, oficinas, cursos, publicações e premiações.

Além disso, foram criados os Escritórios Regionais do CAU/RS, um compromisso da plataforma de campanha da gestão eleita. Eles vão reforçar presença no interior e estender serviços como atendimento, fiscalização e relações institucionais do Conselho. O Escritório piloto está em fase de implantação em Santa Maria. Em 2019 e 2020, haverá abertura de representação também em Pelotas, Caxias do Sul e Passo Fundo.

Outras duas recentes conquistas foram a criação do Gabinete da ATHIS e do Fórum de Entidades. O primeiro servirá para promover e divulgar a Assistência Técnica, fomentar a construção de uma política permanente de atendimento a famílias de baixa renda por parte de Prefeituras, universidades, entidades e ONGs e ampliar o mercado de trabalho do profissional para toda a sociedade. O segundo, vinculado ao Colegiado de Entidades Estaduais de Arquitetura e Urbanismo (CEAU), irá congregar todas as entidades de arquitetos do estado: locais, mistas, núcleos, setoriais, de funcionários, de professores etc., com objetivo de reforçar o protagonismo das entidades e dos arquitetos nas suas comunidades, ampliar os espaços de colaboração e oferecer apoio para ações locais e setoriais.

O que o futuro nos reserva? Colocar o “bloco na rua” é nosso compromisso, seguindo com os projetos em andamento, ampliando a comunicação com profissionais, imprensa, instituições e administrações públicas e privadas, com participação e apoio das entidades, faculdades e profissionais, e realizando os grandes eventos de promoção da profissão: Seminários de Ensino e Formação e de Exercício Profissional, eventos nos Escritórios Regionais, apoio e promoção do Congresso Brasileiro de Arquitetos, que será sediado em Porto Alegre em outubro de 2019.

A terceira gestão é de REALIZAÇÃO! Seguiremos atuando com determinação frente aos desafios históricos da categoria, envolvendo os arquitetos e urbanistas do Rio Grande do Sul na construção do CAU que a profissão exige, que os profissionais merecem e que sociedade necessita!

Tiago Holzmann da Silva – Presidente do CAU/RS

 

O Conselheiro Federal eleito pelo Rio Grande do Sul, arquiteto e urbanista Ednezer Flores, também fez um levantamento das principais ações realizadas junto ao CAU/BR em 2018. O texto está disponível na íntegra aqui. Confira alguns trechos:

Uma das nossas grandes batalhas foi trabalharmos em conjunto com a atual gestão do CAU/RS na liberação de uso do capital imobilizado que alguns CAU/UF dispunham e não podiam utilizar, possibilitando um incremento financeiro aos Conselhos. Outra “peleia” forte e de grande expectativa travamos junto ao Congresso Nacional e perante outros entes públicos e de representações distintas de profissões regulamentadas: a defesa da Resolução 51 do CAU/BR, que trata de nossa profissão. Trabalhamos para concretizar nosso lema de “fazer e realizar”. Que 2019 seja um excelente ano a todos nós. Que nossas batalhas e desafios sejam de aprendizados e êxitos!

Ednezer Flores – Conselheiro Federal do CAU/BR eleito pelo Rio Grande do Sul

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Atendimento presencial em Santiago e região

Atendimento presencial em Santa Rosa

Atendimento presencial em Nova Prata e Serafina Corrêa

Pular para o conteúdo