Eventos

João Sette palestra em Porto Alegre nesta quinta-feira

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), o BR Cidades – Núcleo Porto Alegre; o Cidade em Projeto – Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão (CPLAB) e o Grupo de Pesquisa Sociologia Urbana e Internacionalização das cidades (GPSUIC) promovem nessa quinta-feira (25/10), às 19h, no Auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, a palestra Projetar Cidades com a Sociedade”, ministrada pelo arquiteto e urbanista João Sette Whitaker, integrante do projeto BR CIDADES. O evento é gratuito e tem patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

João Sette é autor do livro “O mito da cidade-global: o papel da ideologia na produção do espaço urbano” (Vozes, 2007, esgotado), e coordenador do livro “Produzir casas ou construir cidades? Desafios para um novo Brasil urbano” (FUPAM/LabHab-FAUUSP, 2012). De acordo com dados do BR CIDADES, a dinâmica da urbanização vem mudando: as metrópoles que mais crescem estão no Centro-Oeste. No Norte, as cidades de porte médio, de modo geral, crescem mais do que as metrópoles, em PIB e população, apresentando um processo notável de dispersão urbana e especulação fundiária.

Repensar o Brasil urbano é urgente. Compreendemos que uma tarefa desse escopo passa por estudiosos, profissionais, mas necessita sobretudo de força com movimentos sociais, de juventude, da população negra, das lutas de gênero, dos coletivos LGBT’s, todas e todos ligados pelo desejo de construir coletivamente cidades mais justas, mais solidárias, economicamente dinâmicas e ambientalmente sustentáveis.

ANOTA AÍ

Palestra: “Projetar Cidades com a Sociedade”

  • Dia: 25/10 – quinta-feira
  • Horário: 19h
  • Local: Auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS (Rua Sarmento Leite, 320 – Porto Alegre/RS)
  • Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Jornalismo

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Pular para o conteúdo