Eventos

II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo homenageia Paulo Mendes da Rocha

A II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, realizada de 7 a 10 de outubro no Rio de Janeiro pelo CAU/BR, homenageou Paulo Mendes da Rocha, um dos grandes nomes da arquitetura brasileira, ganhador do Prêmio Pritzker (2006), Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza (2016) e Medalha de Ouro do Instituto Rea Britânico de Arquitetos (RIBA).

O objetivo do evento é debater temas relevantes para Arquitetura e Urbanismo, entre eles a renovação dos centros urbanos, as fragilidades das periferias, o impacto das novas tecnologias na reorganização das cidades, a assistência técnica para habitação de interesse social, a prática profissional, a ética e o ensino. O evento tem como tema “Todos os Mundos – Rumo ao UIA.2020.RIO”, em referência ao 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2020, com o lema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”. Confira a programação ao vivo e, a seguir, os vídeos das principais palestras da II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo:

Jaime Lerner

Arquiteto e urbanista fundador do Instituto Jaime Lerner e da Jaime Lerner Arquitetos Associados e ex-presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA). Foi três vezes prefeito da Cidade de Curitiba, onde liderou a revolução urbana que fez da cidade referência nacional e internacional em planejamento urbano, principalmente em transporte, meio ambiente, programas sociais e projetos urbanísticos; duas vezes governador do Estado do Paraná; é detentor do Prêmio Máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente, do UNICEF Criança e Paz, do 2001 World Technology Award for Transportantion, do 2002 Sir Robert Mathew Prize for the Improvement of Quality of Human Settlements, pela União Internacional dos Arquitetos, do Volvo Environment Prize 2004 e do prêmio Liderança em Transporte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico de 2011; em 2010, nominado pela revista Time um dos 25 pensadores mais influentes do mundo.

Paulo Mendes da Rocha

Arquiteto e urbanista apontado como a maior representação da Escola Paulista de Arquitetura. Professor emérito da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), é autor do projeto do Pavilhão Oficial do Brasil na Expo 70, em Osaka; do Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), em São Paulo, que lhe valeu a indicação para o I Prêmio Mies van der Rohe de Arquitetura Latino-Americana, em 1987; da reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 1993; do Centro Cultural da FIESP, em 1996; do Museu da Língua Portuguesa, em 2006; das novas instalações do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa; e, mais recentemente, do Sesc 24 de Maio, em São Paulo. Recebeu em 2006 o prêmio Pritzker, tornando-se o segundo brasileiro a receber a maior honraria da Arquitetura mundial. Em 2016, recebeu pelo conjunto de sua obra, o Leão de Ouro da Bienal de Veneza e o Imperiale Praemium no Japão; e, neste ano, a Medalha de Ouro do Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA).

“A cidade é o monumento supremo da Arquitetura. Arquitetura não é para ser vista, é para ser vivida”, afirmou o homenageado. Clique aqui para acessar a matéria completa sobre a palestra magna de Paulo Mendes da Rocha.

Índio da Costa

Arquiteto e urbanista presidente da Índio da Costa Arquitetura, Urbanismo, Design e Transporte e ex-servidor da Prefeitura do Rio de Janeiro, onde atuou no Departamento de Parques e Jardins e na Secretaria Municipal de Urbanismo. É autor dos projetos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Sesc Madureira, Colégio Veiga de Almeida, Rio-Cidade Leblon e da Revitalização do Pier Mauá, todos no Rio de Janeiro. Recebeu a Comenda Oscar Niemeyer do Conselho Superior do IAB, o Prêmio Roberto Cláudio dos Santos Aflalo e Prêmio Sergio Bernardes, concedidos pela Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA) pelo conjunto de sua obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Software Livre: 1º Seminário Solare está com inscrições abertas!

Pular para o conteúdo