Cursos

IAB RS promove curso Projeto por Dentro do Escritório

RCR Arquitectes. Foto: Divulgação

Nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro e 1º de março, das 18h30 às 22h20, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) em parceria com a Casa das Cidades e 3C Arquitetura e Urbanismo realiza o curso Projeto por Dentro do Escritório –  Do primeiro contato com o cliente até a entrega do projeto final. Podem participar estudantes de Arquitetura e Urbanismo e jovens profissionais da área. As inscrições estão abertas e não é necessário conhecimento prévio sobre o tema.

A apresentação e divulgação pública dos projetos de arquitetura e urbanismo focam quase exclusivamente o projeto final, o produto acabado após um longo processo de elaboração. Esse processo de elaboração do projeto, a relação com o cliente, as dificuldades e perdas, a equipe envolvida, as metodologias, raramente são destacadas, descritas e compreendidas.

Como se chegou no resultado final? Quais foram os procedimentos administrativos e técnicos? Quais foram as dificuldades, perdas e ganhos durante a elaboração? Como foi a relação com o cliente, o contrato, a remuneração? O curso busca desvendar exatamente esses mistérios, ofuscados pelos documentos finais do projeto, pelos belos renders e pelas apresentações limpinhas.

Para tentar desvendar e responder essas perguntas escolhemos alguns temas da atuação para ilustrar com projetos da 3C Arquitetura e Urbanismo e contar toda a história, não apenas mostrar o produto final. São eles: Conjunto Edificado; Edificação Institucional; Restauro; Plano Setorial e Planejamento Territorial.

Objetivos

Objetivo geral

Visualizar o processo de elaboração dos trabalhos na área da Arquitetura e Urbanismo muito além dos seus resultados finais, compreendendo as atividades de gestão administrativa de um contrato e as metodologias de elaboração dos projetos.

Objetivos específicos

  1. Entender os aspectos administrativos de um contrato: proposta, licitação, contrato, gestão administrativa, relação formal com o cliente;
  2. Entender a gestão do processo de produção do projeto: etapas, equipes, comunicação, ferramentas, produtos;
  3. Exemplificar com 4 áreas de atuação;
  4. Estar apto a enfrentar um processo de elaboração de projeto.

Ministrantes

Alexandre Pereira Santos – Arquiteto e Urbanista. Mestre em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU/UFPEL). Experiência em Planejamento Urbano e Regional; com experiência em planos e projetos urbanos com foco em Sistemas de Informação Geográfica e aplicações de geodesign para o setor público e privado, incluindo órgãos governamentais, empresas e grupos de economia criativa.

Leonardo Damiani Poletti – Arquiteto e Urbanista (UCS, 2007). Especialista em Construção Civil – Gestão, Tecnologia e Sustentabilidade (Unisinos, 2017). Sócio da 3C Arquitetura e Urbanismo (desde 2009). Experiência profissional com ênfase em Arquitetura Institucional, Patrimônio Histórico, Incorporação Imbiliária, Planejamento e Projeto Urbano.

Tiago Holzmann da Silva – Arquiteto e Urbanista, UFRGS (1994). Mestre ETSAB/UPC (1996). Presidente IAB RS (2012/13 e 2014/16). Ex-professor UniRitter (1999/2009) e UFRGS (1998/2000). Mestrando do PROPUR/UFRGS. Sócio fundador da 3C Arquitetura e Urbanismo (desde 1999). Experiência profissional com ênfase em Planejamento, Projeto Urbano, Arquitetura Institucional e Habitação Social em Barcelona e Porto Alegre.

Informações

  • Endereço: Rua General Canabarro, 363 (Porto Alegre/RS)
  • Telefone: (51) 98318-0738
  • E-mail: cursos@iabrs.org.br
MAIS SOBRE: Cursos IAB RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Vaga de estágio para estudante de Arquitetura e Urbanismo

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Jornalismo

Pular para o conteúdo