Sem categoria

Entidades: IAB RS e SAERGS sob nova direção

Discursos emocionados e aguerridos marcaram a posse das novas diretorias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS) no dia 17 de dezembro. Rafael Passos e Maria Teresa Peres de Souza foram empossados como novos presidentes do IAB RS e SAERGS, respectivamente. A data também deu início à exposição “MEMÓRIA – Arquiteto, registro e obra” do Memorial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) na sede do Instituto. Essa foi a primeira vez que as entidades realizaram a cerimônia de posse das novas diretorias juntas, fato comemorado por todos.

Vice-presidente do CAU/RS, Clóvis Ilgenfritz, Conselheira Federal do CAU/BR, Gislaine Saibro, e presidente do CAU/RS, Joaquim Haas.

“É mais do que necessário aprofundar as parcerias entre as entidades, ainda mais neste momento em que um sistema ancestral busca recuperar seu protagonismo a partir da aliança dos setores mais conservadores do país. A conjuntura é gravíssima após alguns anos de crescimento e prosperidade na nossa profissão”, alegou Tiago Holzmann da Silva, ex-presidente do IAB RS.

Andréa dos Santos, ex-presidente do SAERGS, também discursou em defesa das entidades. “O momento é de união, de mostrar que juntos podemos mais e somos mais fortes. Que isso tudo nos fortaleça em defesa da sociedade para quem nós estamos a serviço”. Andréa também saudou Roberto Py Gomes da Silveira, primeiro presidente do CAU/RS, pelo trabalho junto ao Conselho. “Py sempre será lembrado. Ele nos representa e representou muito para a categoria”, disse em tom emocionado.

Maria Teresa Peres de Souza e Andréa dos Santos.

Joaquim Haas, novo presidente do CAU/RS, também lembrou o esforço de Py. “Este momento é muito importante para os arquitetos e urbanistas. A posse das novas diretorias acontece junto com merecidas homenagens a Roberto Py, nosso representante máximo desde a criação do Conselho, fato considerado por ele próprio o coroamento de uma vida inteira em atividade e um reconhecimento por todos os anos dedicados ao desenvolvimento da Arquitetura e Urbanismo no estado”, destacou.

Joaquim Haas em entrevista para o programa Network – Canal 6 da NET.

O IAB RS homenageou Roberto Py (in memoriam) e Cesar Dorfman, com o título de “Arquiteto Benemérito”. Os proprietários, durante décadas, da Livraria do Arquiteto, Ignácio Benites e Cristina Cordovero Moreno, receberam a homenagem de “Arquiteto Honorário”. O SAERGS, por sua vez, realizou a entrega do Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano, que completou 20 anos e premiou profissionais em cinco categorias nesta edição.

Maria Teresa Peres de Souza, presidente eleita do SAERGS, reforçou a importância das entidades no atual cenário político e social. “Somos arquitetos e urbanistas trabalhando em defesa de arquitetos e urbanistas”. Rafael Passos finalizou: “Somos projetistas do espaço, construtores da forma de viver na cidade, e seguimos no caminho de propor uma cadeia produtiva limpa, justa e ética”. Conheça o perfil de cada um dos novos presidentes eleitos em matéria especial no site das entidades: Maria Teresa Peres de Souza e Rafael Passos.

Posse da nova diretoria do IAB RS.
MAIS SOBRE: IAB RS SAERGS posse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo