Sem categoria

FNA divulga vencedores do 13º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano

Profissionais que atuam na área da habitação social ganharam destaque com projeto patrocinado pelo CAU/RS

Karla Moroso no Seminário de Exercício Profissional do CAU/RS. Foto: Maia Rubim/Sul21

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) anunciou os vencedores do 13º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano. Neste ano, os profissionais premiados foram: no Setor Público, os sócios Karla Moroso, Paola Maia, Taiane Beduschi e Franthesco Spautz, da AH! Arquitetura Humana, escritório de Porto Alegre que atua na promoção de políticas voltadas à Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social; e, no Setor Privado, a arquiteta e urbanista Carina Guedes, que desde 2013 encabeça o projeto Arquitetura na Periferia em Belo Horizonte.

O Prêmio homenageia profissionais que se destacaram por atuação em atividades ligadas à arquitetura e urbanismo, impulsionando o aperfeiçoamento e a valorização da função social da profissão. De acordo com Cicero Alvarez, presidente da FNA, as escolhas foram baseadas na relevância das iniciativas, considerando aspectos como os impactos nas áreas social, política, tecnológica e científica. “A premiação é um reconhecimento a ações, projetos e obras com importante alcance social e humano”, afirma.

A entrega dos prêmios aos vencedores ocorrerá no dia 23 de novembro, durante a programação do 42º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (Ensa), em Brasília.

SOBRE OS VENCEDORES

AH! Arquitetura Humana e a Cartilha de ATHIS: o escritório porto-alegrense visa a promoção de políticas voltadas à Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). Os sócios, com especialização em arquitetura da cidade, desenvolveram, dentre outros projetos, a Cartilha da ATHIS para o CAU/SC, que propõe uma estratégia de implementação da Lei de Assistência Técnica para garantir o direito à moradia digna das famílias de baixa renda.

Nos dias 13 e 14 de setembro, a arquiteta e urbanista Karla Moroso participou do Seminário de Exercício Profissional do CAU/RS e falou sobre o projeto do escritório AH! Arquitetura Humana no Assentamento 20 de Novembro. O escritório está desenvolvendo o projeto que irá transformar a ocupação em moradia para cerca de 40 família de baixa renda. O projeto, mediado pelo Sindicato os Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), tem o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), que destina 2% de sua receita anual para investimento em projetos de habitação social.

Carina Guedes e a Arquitetura na Periferia: desde 2013, a arquiteta e urbanista está à frente do trabalho Arquitetura na Periferia, que presta ampla assessoria a mulheres de comunidades carentes da região metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo é incentivar as mulheres para que elas próprias promovam melhorias em suas casas e até mesmo a construção de suas unidades habitacionais, por meio de empoderamento e protagonismo feminino no canteiro de obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo