Sem categoria

FNA divulga vencedor do 12º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano

Maria Edwiges Sobreira Leal e Eduardo Beggiato. Foto: Henrique Gualtieri

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) escolheu nesta segunda-feira (02/10) os vencedores da 12ª edição do Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano. O reconhecimento será concedido aos arquitetos e urbanistas Maria Edwiges Sobreira Leal e Eduardo Beggiato, que atuam à frente do escritório B&L Arquitetura, de Belo Horizonte (MG) na categoria Setor Privado. A dupla será premiada por dois trabalhos de qualificação do espaço urbano. Um dos projetos é do Sistema BRT, localizado nas avenidas Paraná e Santos Dumont, em Belo Horizonte, que teve como objetivo solucionar do ponto de vista arquitetônico e urbanístico a implantação de seis estações de embarque, incluindo a requalificação dos espaços públicos e melhoria da acessibilidade de pedestres e ciclistas. O outro projeto desenvolvido e reconhecido foi o de revitalização e reforma da Praça da Estação, no centro da capital mineira.

“Eles vêm trabalhando em uma área onde os arquitetos e urbanistas tinham pouca atuação até recentemente”, destaca Valeska Peres Pinto, membro do Conselho Consultivo e ex-presidente da FNA. A arquiteta e urbanista ressalta que os profissionais atuam juntos há quase duas décadas com projetos de mobilidade urbana, área que a Federação defende  ter grande potencial e ser de extrema importância. “É um concurso de inserção da atividade profissional no contexto de uma participação cidadã e de envolvimento com a comunidade”, acrescenta Newton Burmeister, membro do Conselho Consultivo e ex-presidente da FNA, lembrando que os trabalhos reconhecidos têm qualidade e repercussão social.

Os nomes dos laureados foram definidos após reunião do Conselho Consultivo da FNA em Porto Alegre (RS). Além de Valeska e Burmeister, também participaram os ex-presidentes Eduardo Bimbi e Orlando Cariello. O presidente da FNA, Cicero Alvarez, também esteve presente. A entrega do prêmio será realizada no dia 2 de dezembro, em Belo Horizonte (MG), durante o 41º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos (ENSA).

Os trabalhos avaliados nesta edição estão concentrados em Minas Gerais e na região Sudeste do país. A ideia foi destacar profissionais ou iniciativas da região que vai receber arquitetos e urbanistas de todo o país durante o ENSA.

MAIS SOBRE: FNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo