Sem categoria

Fiscalização do CAU/RS garante participação de arquitetos e urbanistas em edital da Prefeitura de Quaraí

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul obteve mais um caso de sucesso na impugnação de edital público a fim de defender os interesses e o exercício profissional de arquitetos e urbanistas. Desta vez, foi o edital de Concorrência Pública nº 002/2016 da Prefeitura de Quaraí, que tem como objeto a execução das obras do projeto de ampliação da Secretaria de Saúde do município.

Foi solicitada alteração quanto à qualificação técnica dos profissionais e empresas habilitadas para execução dos serviços requisitados, de modo a incluir o arquiteto e urbanista e fazer referência ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Após a retificação, a categoria ficou apta a participar do processo.

A pesquisa por processos licitatórios é realizada através do site RCC Licitações Públicas. Em janeiro de 2016, foram analisados 76 editais quanto ao Objeto e à Habilitação Técnica. Do total, seis apresentaram restrição ao exercício profissional do Arquiteto e Urbanista. Nesses casos, foi elaborado ofício ao órgão licitante buscando a retificação ou impugnação dos editais.

Fiscalização

A fiscalização de processos de licitação é rotina diária do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, definida pela Comissão de Exercício Profissional. Os agentes fiscais analisam as licitações com objeto relativo às atividades e serviços da profissão, verificando os requisitos de qualificação técnica dispostos. Quando constatado o impedimento à participação de arquitetos e urbanistas e de empresas registradas no CAU, encaminha-se ofício de impugnação ao ente proponente do certame.

Com isso, o CAU/RS reitera o compromisso de atender e assegurar os interesses e direitos dos profissionais que exercem a Arquitetura e o Urbanismo no Rio Grande do Sul.

3 respostas

  1. Parabéns ao CAU/RS por sua atuação na defesa dos interesses dos profissionais, resta saber se essa é uma ação apenas no naqueles rincões e se as outras unidades da federação tambem estão seguindo o mesmo caminho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo