Home » Notícias, Notícias CAU/RS » Encontro de Presidentes do CAU debate ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil

Encontro de Presidentes do CAU debate ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil

Na última quinta-feira (08/02) ocorreu em São Paulo o Encontro de Presidentes do CAU a convite do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do estado (CAU/SP). Na pauta do encontro estiveram a regulamentação do Fórum de Presidentes, o Congresso da União Internacional dos Arquitetos (UIA) Rio 2020 e a troca de experiências de contato com estudantes de Arquitetura e Urbanismo. O ambiente acadêmico, porém, não foi assunto apenas neste item de pauta.

O cenário atual do ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, tema que o CAU/RS tem trabalhado desde o começo do ano, foi debatido entre os presidentes. Foram analisadas questões legais e práticas, como normativos, regulamentações do Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Educação (CNE), Ensino à Distância (EaD), posicionamento da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), denúncias e normas técnicas do MEC, manifestações técnicas e acreditação de cursos. “A desqualificação do ensino é generalizada em todo o país e o CAU precisa ter uma ação consistente e integrada para enfrentar a mercantilização das nossas faculdades”, destacou o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva.

“O Fórum de Presidentes é um espaço muito importante de discussão e troca de experiências entre o CAU de todos os estados ajuda a implementar ações integradas para maior eficiência e economia de recursos”, ressaltou Tiago Holzmann da Silva sobre o encontro.

Dos 27 presidentes do CAU, 21 estavam presentes. Os estados da Região Sul – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – aproveitaram o momento e já estão definindo agendas e ações em comum.

  • Pin It


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*