Sem categoria

Corpo de Bombeiros envia carta resposta ao CAU/RS

Em resposta à carta aberta do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), o Comando dos Bombeiros do Rio Grande do Sul enviou ofício ao CAU/RS e às entidades de arquitetura do Estado – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Associação de Arquitetos de Interiores do Brasil/RS (AAI Brasil/RS), Instituto de Arquitetos do Brasil, (IAB RS) e Sindicato dos Arquitetos no Estado Rio Grande do Sul (SAERGS).

O documento, assinado por Adriano Krukoski Ferreira, comandante do Corpo de Bombeiros, apresenta os planos da corporação para melhoria nos processos que podem reduzir as dificuldades de arquitetos e urbanistas na aprovação de Projetos de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) no Estado e relatadas pelo CAU/RS. Leia a carta resposta na íntegra aqui.

4 respostas

  1. Parabéns pela iniciativa da carta. Realmente há um emaranhado de normas e processos que ao invés de ajudar‚ só confundem. Toda semana tem mudança. A estrutura de atendimento do cbmrs é precária. Nós profissionais temos o direito de exigir uma melhor estrutura de atendimento .
    Mais uma vez‚ parabéns pela cobrança!

  2. Sei que não gostam de publicar minhas mensagens aqui neste espaço, talvez por que eu diga as verdades, e indique alguns caminhos a serem seguidos pelo CAU. Que é compostos por arquitetos mais veteranos e bastante vaidosos.
    Porém reintero que se deva cumprir a Lei 420/98 que tinha em suas determnações a transição do processo de aprovação dos PPCI’s para a antiga SMOV, ficando um processo unificado e analisado por profissionais habilitados (Arquitetos e engenheiros), e ficaria somente a vistoria final e emissão do APPCI para o Corpo de Bombeiros. Quando o setor juridico do CAU entrará em ação!!!! Vocês trabalham para nós profissionais e tem de responder aos anseios da classe, se se canditaram ao cargo que cumpram suas obrigações!!! Cartas enderaçadas a eles não solucionam os problemas. abraço a todos, só para saberem eu guardo todos os comentários que efetuo aqui neste espaço dito democrático????

  3. Li e continuo não acreditando,que as atitudes mencionadas na Carta-Resposta enviada pelo Corpo de Bombeiros ao CAU/RS, sejam de fato suficientes,para que o “andamento dos processos”, venham a ser céleres e beneficiem a todos os envolvidos.
    Da mesma forma que o colega acima,Agostinho E.Alfaro,manifestou seu desagravo por não ver seus comentários publicados,posso dizer que manifestei-me quando da publicação da Carta do CAU/RS enviada ao Corpo de Bombeiros, e não vejo a mesma na listagem dos comentários mais,de forma bem clara e inclusive dizendo que, a categoria deveria “apagar logo este incêndio demorado”, e até pela ausência de profissionais arquitetos e urbanistas,e engenheiros, na análise dos processos,deveria ser reanalisado junto ao Governo do Estado, a contratação emergencial para a solução inteligente deste assunto que afeta toda a sociedade.A liberdade de informação deve ser respeitada pelo CAU/RS,pois assim, podem ser comparadas as diversas opiniões,e podermos formar um juízo melhor a respeito do tema tratado.
    Att.
    William Cunha Pupe
    Arquiteto e Urbanista
    CAU/RS A10912-6

  4. achei melhor nao realizar mais PPCIs, haja vista extrema demora na analise de processos, junto ao absurdo de ter que marcar visita tecnica, sujeitando-me a marcacoes pela internet que nunca disponibilizam, ou madrugando em fila para poder retirar “ficha” de atendimento, apenas para retirar o plano para correcoes…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo