Sem categoria

Conselho do Plano Diretor de Porto Alegre conta com novas entidades em sua estrutura

O Conselho do Plano Diretor de Porto Alegre (CMDUA) agora conta com 4 entidades de arquitetos e urbanistas em sua estrutura. Entre elas estão o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), o Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS) e a Associação Riograndense dos Escritórios de Arquitetura (Area).

Das 58 entidades inscritas para participar do pleito, 39 foram homologadas pela Comissão Eleitoral. Dessas, 21 participaram das eleições para compor o Fórum das Entidades de Classe e Afins ao Planejamento, nove para o Fórum de Entidades Empresariais preferencialmente da Área da Construção Civil e nove para o Fórum das Entidades Ambientais e Instituições Científicas. A eleição ocorreu dia 28 de março.

Entidades de Classe e Afins ao Planejamento Urbano

  • Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS)
  • Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul (Senge)
  • Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (Secon)
  • Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS)
  • Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS)

Entidades Ambiental e Instituições Científicas

  • Acesso Cidadania e Direitos Humanos
  • Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes)

Entidades Empresariais, preferencialmente da Área da Construção Civil

  • Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon RS)
  • Associação Riograndense dos Escritórios de Arquitetura (Area)

Competências

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (CMDUA) é composto por nove membros da comunidade, nove entidades não-governamentais vinculadas ao planejamento urbano e nove órgãos públicos do Município, Estado e União, presidente, vice-presidente e secretaria executiva. Nos anos 2000, passou a trabalhar com a atual formação, tendo a responsabilidade de assumir um papel mais ativo, com mais representatividade da população, formulação de políticas, planos e projetos. Além disso, carrega a responsabilidade de examinar propostas de projetos de grandes empreendimentos, que tendem a interferir na rotina de quem vive na cidade.

Histórico

O histórico do CMDUA remete à fundação do Conselho do Plano Diretor (CPD), em 1939, pelo prefeito José Loureiro da Silva, que teve sua gestão marcada pela preocupação com o planejamento urbano. Seu objetivo foi unir ideias, conhecimentos e contribuições de pessoas preocupadas e envolvidas com o desenvolvimento da cidade. A partir do diálogo entre os 16 membros do CPD (representantes da indústria, comércio, médicos sanitaristas, proprietários e engenheiros ) e o arquiteto Arnaldo Gladosch, começou a se esboçar o primeiro Plano Diretor de Porto Alegre, criado efetivamente apenas em 1979.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo