Eventos

Código de Ética e Disciplina foi tema de encontro com alunos da UCS Bento Gonçalves e UFFS Erechim

A Comissão de Ética e Disciplina (CED) do CAU/RS esteve nos dias 19 de outubro em Bento Gonçalves e 20 em Erechim para conversar com alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), respectivamente.

Na UCS – Campus Universitário da Região dos Vinhedos, localizado em Bento Gonçalves, a palestra foi ministrada pelo Coordenador Adjunto da CED, conselheiro Rui Mineiro, e contou com a presença do coordenador do curso, André Melati, e do presidente do Diretório Acadêmico, Cleison Magagnin.

bento

Na UFFS – Campus Erechim, cerca de 45 estudantes estiveram presentes, além do coordenador do curso, Murad Jorge Mussi Vaz, o coordenador adjunto, Edison Kiyoshi Tsutsumi, e a professora Ana Maria Schuch Araújo da disciplina de Conforto Ambiental. A palestra foi ministrada pelo coordenador da CED, conselheiro Marcelo Petrucci Maia.

Na oportunidade, alunos levantaram questionamentos sobre a atuação de engenheiros civis na produção de projetos arquitetônicos e a colaboração de estudantes nas ações do CAU/RS. O conselheiro destacou a importância da sociedade reconhecer a diferença de um projeto de edificação elaborado por um engenheiro ou por um arquiteto e urbanista. “Quando isto ficar claro para a população, haverá poucos nichos para os engenheiros nesta área”, comentou Marcelo.

Sobre a participação dos estudantes, o conselheiro enfatizou a atuação da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA) no Colegiado Permanente de Entidades do CAU/RS, que pode ser mais incisiva.

erechim

Após a apresentação da função, missão e histórico de criação do Conselho, o Código de Ética e Disciplina é sempre o principal tema abordado a fim de expor sua aplicação em casos práticos, destacando a importância de os acadêmicos serem éticos pessoal e profissionalmente, pois a ação de um pode macular a imagem de toda a categoria.

Os eventos fazem parte do calendário de visitas que a Comissão está realizando nas Instituições de Ensino Superior com o objetivo de difundir o Código de Ética e Disciplina, orientar e esclarecer dúvidas dos acadêmicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Software Livre: 1º Seminário Solare está com inscrições abertas!

Pular para o conteúdo