Sem categoria

CAU/RS terá Escritórios Regionais em Caxias do Sul, Santa Maria, Passo Fundo e Pelotas

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) terá quatro Escritório Regionais nas cidades de Caxias do Sul, Santa Maria, Passo Fundo e Pelotas. A decisão da 87ª Reunião Plenária do CAU/RS, que ocorreu nesta sexta-feira, 27 de julho, vai ao encontro da Plataforma de Gestão da atual Presidência. A cidade escolhida para sediar o primeiro Escritório Regional foi Santa Maria.

“Os Escritórios Regionais são um compromisso da nossa gestão. Representam um reconhecimento aos profissionais que atuam em todo o interior do estado e atendem aos objetivos da gestão de qualificar a atuação e a presença do Conselho, mais perto dos arquitetos e urbanistas gaúchos”, destacou o presidente Tiago Holzmann da Silva.

“Nas últimas eleições do CAU/RS, defendemos abertamente a implantação dos Escritórios Regionais e, em um exercício de diálogo responsável, conseguimos fazer parte de uma composição de ideias e projetos para a atual gestão do Conselho, que assumiu este compromisso desde o início”, disse o vice-presidente Rui Mineiro.

Os Escritórios tem por objetivo ampliar a fiscalização das atividades profissionais, atender arquitetos e urbanistas e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, potencializar as relações institucionais com Poder Público, entidades e Instituições de Ensino Superior e prestar suporte ao programa CAU Mais Perto no interior do estado. É o CAU/RS mais perto de onde os arquitetos e urbanistas estão.

ESCRITÓRIO REGIONAL EM SANTA MARIA

O anúncio da criação dos Escritórios Regionais será feito em Santa Maria dia 02 de agosto, data em que o CAU Mais Perto estará na cidade prestando atendimento na Ulbra. Tiago Holzmann da Silva irá se reunir com o prefeito Jorge Pozzobom no turno da tarde e em seguida acompanhar as palestras sobre Ética no Exercício da Arquitetura e Urbanismo mediada pelos conselheiros da Comissão de Ética e Disciplina Rui Mineiro, também vice-presidente do Conselho, e Maurício Zuchetti. Serão duas palestras no mesmo dia: às 15h30 na Universidade Franciscana (UFN) e às 19h na Ulbra. Também haverá encontro com arquitetos e arquitetas que atuam da cidade e suas entidades, a fim de tratar das demandas dos profissionais e outros assuntos, entre eles a “Carta aos Candidatos” do CAU/BR.

A presença do CAU/RS em Santa Maria leva em consideração também os debates pela preservação do Patrimônio Histórico e do Plano Diretor, assim como a quantidade de cursos em Arquitetura e Urbanismo na cidade e região. Apenas em Santa Maria, três instituições oferecem a graduação: UFN, Ulbra e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A ESCOLHA DAS CIDADES

Um estudo realizado pela Gerência de Atendimento e Fiscalização do CAU/RS aponta Caxias do Sul, Santa Maria, Passo Fundo e Pelotas como as cidades com, proporcionalmente, maior número de profissionais ativos e de emissão de Registros de Responsabilidade Técnica (RRTs) no Rio Grande do Sul depois da capital, Porto Alegre. Também são cidades localizadas em regiões com diversas instituições que ofertam graduação em Arquitetura e Urbanismo.

4 respostas

  1. Excelente iniciativa do CAU, gostaria que aqui na região da campanha, tivesse uma representação também, visto que o crescimento do número de profissionais é grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo