Sem categoria

CAU/RS realiza Programa de Desenvolvimento Organizacional para uma cultura de realização e resultados

Primeia etapa do PDO envolveu todos os funcionários, estagiários e gerentes da organização

Desde outubro deste ano, os funcionários do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) estão participando de oficinas que quebram com a rotina e tornam o ambiente de trabalho ainda melhor. Os encontros fazem parte do Programa de Desenvolvimento Organizacional (PDO), que tem sua primeira etapa dividida em três ciclos. O propósito da iniciativa é criar um ambiente de trabalho colaborativo com a finalidade de desenvolver uma postura proativa baseada em resultados. O programa está sendo conduzido por Stella Bittencourt, psicóloga de formação que atua com processos de autoconhecimento, tecnologias sociais, estratégias que sustentem vidas significativas, comunicação empática, processos colaborativos, planejamento e validação de ideias empreendedoras.

Grupo Amarelo. Foto: Divulgação
Grupo Azul. Foto: Divulgação

O PDO é um trabalho participativo e profundo. Envolve todos os funcionários por um período significativo de tempo e exige organização, dedicação, planejamento e foco. Em sua primeira etapa, os empregados, estagiários e gerentes foram divididos em 7 grupos sob o critério da diversidade, permitindo que pessoas de diferentes cargos e setores pudessem interagir. Esses grupos participam de oficinas com duração de 4 horas em cada ciclo – “Eu comigo”, “Eu com o outro” e “Eu com o CAU/RS”. Temas como colaboração e proatividade são chaves para o resultado, sendo parte da oficina que trabalha desde o desenvolvimento individual de cada funcionário, até o trabalho em equipe em diferentes atividades e o desenvolvimento organizacional.

Grupo Laranja. Foto: Divulgação
Grupo Rosa. Foto: Divulgação

O objetivo do programa é implantar uma cultura diferenciada no local de trabalho, que esteja de acordo com a estratégia da organização. De acordo com Gelson Benatti, Gerente de Planejamento do CAU/RS, a cultura é aquele conjunto de normas, comportamentos, ações e atitudes que temos dentro da organização. “A palavra que move a gestão 2018-2020 do CAU/RS é REALIZAR, então o que a gente está querendo colocar aqui é uma cultura de realização, uma cultura de resultados ”, comenta.

Grupo Verde. Foto: Divulgação
Grupo Vermelho. Foto: Divulgação

O programa é composto por 3 grandes grupos de elementos: o primeiro grupo são os motivadores, ou seja, as bases estratégicas; o segundo grupo são as entregas que um plano de desenvolvimento organizacional traz, que são os vários projetos que a organização tem previsto dentro desse plano; e o terceiro grupo são os indicadores, que medem ao longo do tempo as ações e realizações para saber se o Conselho está se desenvolvendo como organização.

Grupo Violeta. Foto: Divulgação
Gerentes também realizaram as ações. Em primeiro plano, o presidente do CAU/RS, arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva. Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo