Fiscalização

CAU/RS fiscaliza obra de revitalização da orla do Guaíba

Agentes de Fiscalização do CAU/RS averiguam situação da obra na orla do Guaíba. Foto: CAU/RS

Uma das obras mais aguardadas pela população de Porto Alegre foi fiscalizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) nesta quinta-feira (25/01). A execução do projeto do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, de revitalização da orla do Guaíba, iniciada em outubro de 2015, está em fase final, com 92% do trabalho concluído. Os arquitetos e urbanistas Agentes de Fiscalização do CAU/RS, Andréa Pinheiro, Cássio Lorensini e Karla Riet foram ao local para verificar documentos de responsabilidade técnica e vistoriar a área da obra. O arquiteto e urbanista responsável pela fiscalização da Prefeitura de Porto Alegre, Oscar Eduardo Coelho, e o engenheiro Fábio Éderson Falkenberg receberam a equipe no local, apresentaram a documentação solicitada e esclareceram dúvidas.

Com repetidos atrasos na entrega, a obra tem um novo prazo definido para o dia 6 de abril. Conforme o arquiteto coordenador da fiscalização, este deve ser o último pedido de adiamento feito pelo consórcio Orla Mais – composto pelas empresas Procon, Sadenco e SH Estruturas Metálicas. A justificativa para o novo atraso é a encomenda de materiais para completar a execução dos guarda corpos dos decks, do piso podotátil pinado e das luminárias das edificações e cênicas. Em dezembro de 2016, foi inaugurada a Praça Júlio Mesquita, parte do projeto de revitalização da área.

As principais transformações observadas na orla atuam no sentido de uma aproximação entre o movimento de pessoas na região – já tradicional nos fins de tarde e finais de semana – e a beira do Guaíba. A construção de decks, mirantes, passarelas, áreas de esporte e lazer e espaços de comércio no nível da água estimula a população de Porto Alegre a se relacionar com uma das grandes marcas da cidade: o Lago Guaíba.

Andréa Pinheiro, Cássio Lorensini e Karla Riet verificam documentação da obra. Foto: CAU/RS

Ações como esta são feitas regularmente pela equipe de fiscalização do CAU/RS, com a finalidade de verificar documentos de responsabilidade técnica, garantindo a presença de profissional habilitado no desempenho de atividades relacionadas à arquitetura e urbanismo, o que promove qualidade dos espaços e condições de segurança e bem-estar de acordo com as necessidades da população. Além disso, é conferida a documentação dos serviços técnicos, para proteger a sociedade do exercício ilegal da profissão e de profissionais atuando irregularmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Atendimento presencial em Santiago e região

Transparência: confira o balanço da fiscalização de março

Transparência: confira o balanço da fiscalização de fevereiro

Pular para o conteúdo