Oportunidade

CAU/RS cria Gabinete de Assistência Técnica para apoiar agentes públicos e instituições na implantação da ATHIS

Objetivo da iniciativa é contribuir para diminuir o déficit habitacional no estado, ampliar o mercado de trabalho e promover a profissão através de políticas de longo prazo

A moradia é um direito social garantido pela Constituição Federal. É dever do Estado assegurar o acesso das famílias de baixa renda aos serviços profissionais de Arquitetura e Urbanismo que promovem o direito à moradia. Ao completar 10 anos desde sua criação, a Lei de Assistência Técnica (Lei 11.888/2008) ainda carece de regulamentação e políticas permanentes de enfrentamento ao problema. O Brasil tem um déficit habitacional estimado em mais de 6 milhões de moradias, segundo estudo da Fundação João Pinheiro (FJP), oportunidade para ampliar o mercado de trabalho para arquitetos e urbanistas.

O princípio fundamental dos programas de assistência técnica é a universalização do acesso aos serviços de Arquitetura e Urbanismo, buscando melhorar a qualidade de vida da população. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) tem ampliado os investimentos para promover iniciativas em Assistência Técnica no estado e acaba de dar mais um passo importante com a criação do Gabinete de Gestão para a Implantação da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social no Rio Grande do Sul (GATHIS/RS).

Ao considerar a Plataforma de Gestão da atual administração, as dificuldades econômicas das famílias de baixa renda, o interesse em contribuir para o atendimento da grande e urgente demanda por habitação e em potencializar o mercado de trabalho para arquitetos e urbanistas, o CAU/RS prevê investir cerca de 3% de sua arrecadação anual na promoção da ATHIS e fomentar iniciativas de outras instituições, contribuindo com a Assistência Técnica como uma política permanente. O valor foi fixado no Plano de Ação e Orçamento para o ano de 2019.

Como vai funcionar o Gabinete?

O GATHIS/RS irá estimular, mediante convênios e parcerias com instituições e municípios gaúchos, as políticas de atendimento às famílias de baixa renda. Nas linhas de ação do Gabinete estão:

  • Realizar um diagnóstico da situação da Assistência Técnica no estado para entender a realidade e definir prioridades de ação;
  • Divulgar e promover institucionalmente a ATHIS: entre profissionais, professores e estudantes; entidades, instituições e sociedade; órgãos públicos, prefeituras e associações institucionais;
  • Incentivar o interesse por esse mercado de trabalho e a capacitação profissional por meio de divulgação, cursos de formação e das próprias faculdades;
  • Realizar cadastros de profissionais interessados em prestar serviços de ATHIS;
  • Fornecer apoio jurídico, administrativo e de execução de atividades para as instituições e administrações interessadas em implantar localmente a ATHIS.

O Gabinete será composto de dois arquitetos e urbanistas (um coordenador institucional e um coordenador operacional) e dois estagiários (de Arquitetura e Urbanismo e/ou Direito). O GATHIS-RS será acompanhado de perto pela Comissão Temporária de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social e pela Presidência e contará com o apoio das demais gerências do CAU/RS, especialmente a Jurídica e a de Comunicação.

Projetos de ATHIS em São Leopoldo, na Ocupação Cerâmica Anita, e em Porto Alegre, no Assentamento 20 de Novembro, estão em andamento graças ao patrocínio do Conselho. Em 2018, o CAU/RS lançou seu primeiro Edital de Apoio específico para iniciativas em Assistência Técnica. Foram selecionados 14 projetos de entidades, faculdades e associações:

  1. I Jornada de Arquitetura Social da Serra Gaúcha (Associação Casa de Pedra – Família Santini)
  2. Seminário – Tecnologias Sociais na Produção do Espaço da Habitação (Unisinos)
  3. Ciclo de Oficinas – Metodologia de Projetos em ATHIS (IAB RS)
  4. ATHIS – Uma ferramenta para o desenvolvimento das cidades e a valorização profissional (Fuvates)
  5. Oficina ATHIS (UFN)
  6. Habitação de Interesse Social – Sustentabilidade e Assistência Técnica (IAB RS)
  7. Ciclo de Palestras – Moradia e Sustentablidade – Apoio técnico para Habitação de Interesse Social (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo)
  8. Ciclo ATHIS (IAB RS)
  9. Manual de ATHIS – 2ª edição revisada e atualizada (IAB RS)
  10. Minicurso de Planejamento de Obra – Cerâmica Anita (Mulher em Construção)
  11. Seminário – ATHIS e o Movimento Popular (SAERGS)
  12. Oficina – ATHIS como área de atuação profissional – Região Metropolitana (SAERGS)
  13. Oficina – ATHIS como área de atuação profissional – Santa Maria (SAERGS)
  14. Seminário – ATHIS e o Setor Público (SAERGS)

 

20 respostas

  1. Promover a prática da Lei de Assistência Técnica é uma das espectaticas que tínhamos com o CAU.
    Parabéns!
    Solicito mais informações quanto às inscrições. Tenho interesse em fazer parte da equipe.

    1. Oi, Jacqueline! A equipe do GATHIS já está formada. Acompanhe nossa ações, pois a expectativa é que tenhamos um cadastro de profissionais interessados em trabalhar com ATHIS. Obrigada pelo interesse!

  2. Tenho interesse de fazer parte da equipe. Onde posso fazer a inscrição para participação?
    Obrigada

    1. Oi, Clarissa! A equipe do GATHIS já está formada. Acompanhe nossa ações, pois a expectativa é que tenhamos um cadastro de profissionais interessados em trabalhar com ATHIS. Obrigada pelo interesse!

  3. ATHIS – GABINETE – 2 A/Urb., 2 Est. Comissão… presidencia… gerencias…
    muita gente para fazer o que já fazemos… cobrando valores impostos por um mercado atingido pela burocratização interminavel e a interveniencia dos “cabriteiros”… picaretas e demais adjuntos de ema sociedade que não sabe seus direitos.Quem sabe estimulamos uma transparência nos balcões das prefeituras… exigindo a carteira profissional..afinal para que serve mesmo? Quem a nossa luta eterna e que muitos fizeram bandeira, para que a valorização viesse do próprio Conselho? Antes o CREA pisava no pescoço… agora não estamos vendo o básico ser atingido… olhem para os advogados e se espelhem na OAB.. sim Doutor… não Doutor… (nos balcões)… salas para advogados… lugares para reuniões.. aff… porque não terminei o Direito…faria projetos por paixão e peticionaria por respeito. (podem publicar meu email, nome e cpf)

  4. Olá sou aluna da UFRGS no curso de arquitetura e Urbanismo e na Université Toulouse Jean Jaurès no segundo ano do Master Cidade, Habitação e Transição Ecológica. Para obtenção do meu diploma na universidade estrangeira devo realizar um estágio de 4 a 6 meses a partir de março 2019. Pergunto por meio deste, se existe alguma oportunidade de estágio no projeto ATHIS. Parabéns pela iniciativa.

    1. Oi, Elis. Você pode entrar em contato com a Sandra Becker no contato geral do CAU: (51) 3094-9800. Ela é responsável pela coordenação técnica do GATHIS/RS.

  5. Parabéns ao CAU RS pela vanguarda. Não poderia ser diferente. Filho de peixe, peixinho é; me refiro ao Clóvis Ilgenfritz, fundador da Athis no país e do seu filho, presidente do CAU RS

  6. Parabéns a GATHIS.
    SOLICITO MAIS INFORMAÇÕES quanto a inscrição para participação.

  7. parabéns ao Cau pela iniciativa! trabalhar com projetos em AT é um grande interesse profissional para mim! peço que enviem mais informações sobre a inscrição da participação! sugiro também, que seja feito um chamamento para uma reunião presencial com interessados, precisamos estar mais em contato, ter uma rede que se conheça e se saiba pessoalmente! abs

  8. Parabéns pela iniciativa!
    Gostaria de obter mais informações por e mail sobre como me cadastrar e proceder para poder trabalhar com ATHIS na minha cidade, onde mais de 50% da população necessita.
    Agradeço imensamente se puderem me ajudar na realização do meu sonho de oferecer acesso à Arquitetura e ao Urbanismo para quem mais precisa.

    1. Oi, Francieli! Siga acompanhando as ações do Gabinete aqui em nosso site. O objetivo é capacitar agentes públicos para que eles sejam promotores da ATHIS em seus municípios, com o suporte dos profissionais locais a partir de um cadastro com interessados.

  9. Muito bom!Muito importante também descentralizar as ações da região metropolitana!Como também incluir os negócios sociais para poderem participar dos editais de fomento a ATHIS.

  10. Como posso me inscrever para colaborar nas ações a serem realizadas aqui no Rio Grande do Sul, em especial na Região Metropolitana?

  11. Olá, tenho interesse em participar como profissional cadastrada para trabalhar com os projetos de ATHIS. Como faço para me cadastrar?

  12. Parabéns pela iniciativa CAU/RS! Tentei localizar mais informações no site mas não encontrei. Já estão realizando cadastro de profissionais para trabalho com ATHIS? Tem alguma previsão de ações de formação e capacitação na área? Tenho muito interesse!

  13. Oi. Minha mae é diarista, meu pai mecânico,idosos, a renda deles é baixa, a casa deles está quase caindo, de tábua,tnho interesse em saber mais sobre esse ou outro projeto q pudesse ajudá-los a terem uma moradia digna e segura sendo profa não tnho condições d ajudá-los.

    1. Oi, Francesca! Sentimos muito o seu relato. Você deve buscar saber se o seu município aderiu ao programa de ATHIS do CAU/RS ou se há algum outro tipo de assistência prestada à população local. Para saber mais sobre o trabalho desenvolvido pelo nosso Gabinete de ATHIS, entre em contato através do e-mail gabineteathis@caurs.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Jornalismo

Vaga de estágio no Escritório Regional do CAU/RS em Pelotas

Pular para o conteúdo