Eventos

CAU/RS apresenta Gabinete de Assistência Técnica a prefeitos gaúchos e Governador do Estado na Assembleia de Verão da Famurs

Representantes do Poder Executivo de todas as regiões do estado puderam conhecer as possibilidades de trabalhar com Assistência Técnica em seus municípios.

Entre os dias 20 e 22 de fevereiro, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) participou da Assembleia de Verão da Famurs – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, evento que reuniu prefeitos de todas as regiões do estado em Torres, no Litoral Gaúcho. Neste ano, a temática do encontro foi “Caminhos para Desenvolver os Municípios”, estabelecendo uma relação entre o novo Governo Estadual.

O Conselho apresentou o novo Gabinete de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (GATHIS-RS) aos prefeitos, vereadores e secretários presentes no evento. O objetivo foi incentivar a adoção de políticas de Assistência Técnica pelas prefeituras para famílias de baixa renda, contribuindo para o atendimento da urgente demanda por habitação e potencializando o mercado de trabalho para arquitetos e urbanistas.

O CAU/RS prevê investir até 3% de sua arrecadação anual na promoção de iniciativas em Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). O valor foi fixado no Plano de Ação e Orçamento para o ano de 2019. “Nessa nova fase de relacionamento que o Conselho está implementando com a sociedade, as instituições e os órgãos públicos, participamos pela primeira vez de um encontro da Famurs. Nossa participação serviu para nos tornarmos mais conhecidos junto aos prefeitos das cidades gaúchas”, relata o vice-presidente do CAU/RS, Rui Mineiro. A unidade móvel do Conselho, furgão do CAU Mais Perto, também esteve presente na Assembleia de Verão para realizar atendimentos, esclarecer dúvidas sobre Arquitetura e Urbanismo e apresentar outras iniciativas do CAU no Rio Grande do Sul.

De acordo com a Assessora Técnica Operacional do GATHIS-RS, Sandra Helena Lehnen Becker, pelo menos dez prefeitos já demonstraram interesse em adotar projetos de Assistência Técnica em seus municípios. Ela destaca a importância de ouvir as diferentes prefeituras do estado, considerando que elas estão em circunstâncias diferentes das grandes cidades. “Agora vamos verificar a realidade de cada município e ver quais são os próximos passos. Vamos nos deparar com realidades bastante distintas, com cidades possuindo maior ou menor escala de intervenção em termos de projeto urbano como Assistência Técnica”, observa.

Segundo o coordenador da Comissão de Exercício Profissional do CAU/RS, Oritz Adriano Adams de Campos, a presença do Conselho no evento foi de suma importância. “Devido ao retorno positivo obtido na Assembleia da Famurs, percebemos que é de interesse da sociedade que o CAU participe de eventos como este divulgando tanto as ações de fiscalização do Conselho quanto as ações relativas à Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social”, relata.

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Atendimento presencial em Santa Rosa

Atendimento presencial em Nova Prata e Serafina Corrêa

Atendimento presencial em Frederico Westphalen

Pular para o conteúdo