Sem categoria

CAU Mais Perto: Uruguaiana e Alegrete

Carnaval de Uruguaiana. Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (14/03), o município de Uruguaiana – onde acontece o terceiro maior Carnaval do Brasil – recebe a visita do CAU Mais Perto. Pela primeira vez, o tradicional evento recebe presencialmente a fiscalização do Conselho. O objetivo é garantir a segurança dos visitantes, bem como a presença de um responsável técnico, zelando pela valorização da profissão.

O carnaval de Uruguaiana surgiu nos anos 1950 e, desde 2005, é realizado fora de época, no mês de março. Além do evento, haverá fiscalização em condomínios, empresas e obras, além de atendimento a arquitetos e escritórios da região. Na quarta-feira (15/03), é a vez da cidade de Alegrete receber o programa.

Uruguaiana

  • Data: 14/03/2017, terça-feira
  • Horário: das 10h às 12h e das 13h às 17h
  • Local: Câmara Municipal de Uruguaiana – Palácio Borges de Medeiros (Rua Bento Martins, 2619)

Alegrete

  • Data: 15/03/2017, quarta-feira
  • Horário: das 12h às 17h
  • Local: Câmara de Vereadores (Rua Vasco Alves, 125)

A coleta biométrica para emissão de carteira só será realizada em profissionais graduados mediante registro definitivo no SICCAU, com apresentação do Diploma de Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Sobre as cidades

Alegrete. Foto: Divulgação

A relação entre os municípios de Uruguaiana e Alegrete vem desde os tempos da Guerra dos Farrapos. Não é por acaso que estas duas cidades têm tanto em comum: a economia, a cultura, o afeto da população pelo lugar que habitam. Até o ano de 1946, Uruguaiana pertencia ao município de Alegrete. A emancipação foi motivada, entre outras razões, pela necessidade de ter uma cidade em localização estratégica em termos militares e comerciais.

Uruguaiana tem tríplice fronteira: Argentina, Uruguai e Paraguai. Os cerca de 650 quilômetros que separam a cidade de Porto Alegre representam a mesma distância até Buenos Aires, Montevidéu e Assunção. Com isso, o município se tornou uma importante rota de cargas – carregando o título de maior porto seco da América Latina –, além de ser ponto de grande circulação de turistas dos países vizinhos.

“As calçadas de cinco metros, as construções no alinhamento e a arborização configuram uma paisagem planejada e peculiar. O mercado tende à verticalização em áreas do centro pelo incremento da densidade. A reestruturação de construtoras locais e a bela paisagem do rio impulsionam a venda de apartamentos. Para nós, arquitetos, o mercado tem espaço para expansão, pois não há faculdades próximas e a relação de profissionais x população é boa”, comenta Alexandre Couto Giorgi, arquiteto e urbanista da região. E destaca: “o projeto de urbanização da orla do Rio Uruguai é o mais novo foco dos esforços desta cidade para modificar e valorizar o espaço urbano e a convivência do seu maior bem natural”, avalia.

Já o município de Alegrete, o maior em área de toda a região sul do Brasil, apesar de estar próximo da tríplice fronteira e também ter sua cultura influenciada pelos nossos vizinhos do Mercosul, carrega fortemente as tradições do Rio Grande do Sul. A população rural da região já diminuiu muito, e hoje apenas 10% dos habitantes do município moram em áreas rurais. Mas a base da economia segue sendo a pecuária, especialmente a criação de bovinos, e a cidade se destaca na cultura das tradições relacionadas ao campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo