Eventos

Arquitetura e literatura se encontram na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre

Oficina de casinha de papelão. Foto: Divulgação

A literatura cria imaginários e é capaz de situar o leitor em ambientes reais ou fictícios. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) provocará esta reflexão sobre espaços construídas, do ponto de vista da literatura, durante a 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. O encontro da arquitetura com a literatura acontece em debates com escritores gaúchos, oficina e sarau do Conselho.

A série de debates “Arquitetura do Imaginário” reunirá escritores gaúchos para revelar suas inspirações em arquitetura na criação de cenários na ficção. A mediação será da escritora e arquiteta e urbanista Liana Timm. Entre os convidados estão Altair Martins (“Terra Avulsa”; “A Parede no Escuro”), Monique Revillion (“Teresa, Que Esperava as Uvas”; “O Deus dos Insetos”), Samir Machado de Machado (“Quatro Soldados”; “Homens Elegantes”) e Carol Bensimon (“Uma Estranha na Cidade”; “Todos Nós Adorávamos Caubóis”).

Nos “Domingos de criação”, o CAU/RS e a Alma Gorda convidam as crianças para uma oficina de casinhas de papelão, apresentando a arquitetura e a ideia de construção de espaços de forma lúdica e divertida. Haverá também o “Sarau dos Arquitetos” com Daniel Tochetto, Ivan Mizoguchi, Charles Pizatto e Julio Posenato, autores dos primeiros livros das Coleções CAU/RS, para uma conversa sobre suas publicações.

A Feira do Livro de Porto Alegre acontece de 1º a 19 de novembro. Em 2016, o evento reuniu um público de 1,4 milhão de pessoas. Este é o segundo ano do CAU/RS na tradicional festa da literatura na capital gaúcha. Os eventos serão realizados na Tenda de Pasárgada, com exceção do Sarau dos Arquitetos, na Sala O Retrato no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. Confira a programação:

  • 06/11 às 17h – Debate “Arquitetura do Imaginário” com Carol Bensimon
  • 10/11 às 17h – Debate “Arquitetura do Imaginário” com Monique Revillion
  • 12/11 às 11h – Oficina de casinha de papelão
  • 13/11 às 17h30 – Sarau dos Arquitetos
  • 14/11 às 17h – Debate “Arquitetura do Imaginário” com Altair Martins
  • 15/11 às 17h – Debate “Arquitetura do Imaginário” com Samir Machado de Machado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Arquitetura e Urbanismo

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo