Eventos

Arquitetos lançam livro sobre impactos da urbanização contemporânea no Brasil

Nesta quarta-feira (17/05), às 19h30, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) sedia o lançamento do livro “Efeitos da Arquitetura: os impactos da urbanização contemporânea no Brasil”. Haverá sessão de autógrafos e apresentação dos arquitetos e urbanistas Andrea Kern, Julio Celso Vargas e Tiago Holzmann da Silva. O evento é aberto ao público com entrada franca.

A publicação da editora FRBH teve origem no Simpósio “Efeitos da Arquitetura” realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF) e foi organizado pelos arquitetos e urbanistas Vinicius Netto, Renato T. de Saboya, Julio Celso Vargas e Thereza Carvalho.

A obra apresenta capítulos de estudos e reflexões sobre a transformação silenciosa do espaço urbano e de suas manifestações nos cotidianos. Os autores abordam o tecido da arquitetura comum, que constitui nossas ruas, bairros e cidades, que segue sendo transformado a partir de imposições de introversão dos espaços, padronizações estereotipadas e irracionalidades ligadas ao medo e à rejeição do outro.

O capítulo “A cidade como resultado: Consequências de escolhas arquitetônicas” foi escrito por Vinicius M. Netto. Os Fatores morfológicos da vitalidade urbana são abordados por Renato T. de Saboya. Júlio Celso Vargas escreve o capítulo “Forma urbana e transporte a pé”. A Utopia no cotidiano: espaço público, desejo e fruição na formação da cidade é tema do capítulo de Thereza Carvalho.

Eugênio Queiroga aborda o tema “Lugares Públicos. Circe Monteiro e Rafaella Cavalcanti apresentam o capítulo “Perfis Espaciais Urbanos para avaliação de lugares vulneráveis ao crime”. A Arquitetura, espaço urbano e criminalidade são temas desenvolvidos por Mariana Vivan e Renato T. de Saboya.  Eduardo Marques apresenta na obra o tema “Em busca dos mecanismos relacionais nas redes sociais de indivíduos pobres”.

Os Impactos de complexos Habitacionais do PMCMV, são abordados no capítulo de Vinicius M. Netto e colegas. Adauto Cardoso e Samuel Jaenisch apresentam o capítulo “Nova política e velhos desafios”. A Habitação de interesse social: relações entre o tipo arquitetônico dos empreendimentos e impactos ambientais, são temas abordados por Andrea Kern e colegas. Rita Montezuma apresenta os “Impactos da produção da forma urbana sobre o meio ambiente”. Frederico de Holanda escreve o capítulo “O mundo das miudezas”. Já o tema “Por um Projeto de Cidade” é desenvolvido por Tiago Holzmann da Silva.

Lançamento do livro “Efeitos da Arquitetura”

  • Dia: 17/05/2017
  • Horário: 19h30
  • Local: IAB RS (Rua General Canabarro, 363 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS)
  • Valor do livro: R$ 49,00
  • Informações: (51) 98196-7951 ou iabrs@iabrs.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Software Livre: 1º Seminário Solare está com inscrições abertas!

Pular para o conteúdo