CAU Mais Perto

CAU Mais Perto dos arquitetos no interior do Rio Grande do Sul

No dia 3 de outubro de 2016 – Dia Mundial da Arquitetura – foi dada a largada para o piloto do CAU Mais Perto. Desde então, foram três meses de trabalho, 27 cidades percorridas, 5.784,3 quilômetros rodados, 140 pessoas atendidas e 285 ações de fiscalização (entre feiras, shoppings, obras, condomínios e empresas). A pesquisa de satisfação enviada aos arquitetos e urbanistas atendidos aponta nota máxima para estrutura, localização e qualidade do atendimento nos municípios.

Programa itinerante

A atuação de um conselho de classe tem como objetivo orientar, fiscalizar e disciplinar a profissão, mas também desenvolver projetos que contribuam para a execução dessas atividades de uma forma mais atraente e menos burocrática para o profissional. Assim, foi criado o CAU Mais Perto, programa de atendimento e fiscalização pioneiro no país.

Equipe CAU Mais Perto com arquitetos e urbanistas de Gravataí (RS).

O CAU Mais Perto leva o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) ao interior para prestar atendimento a profissionais e empresas, realizar ações de fiscalização e promover a Arquitetura e o Urbanismo a partir do diálogo com órgãos públicos, instituições de ensino superior, estudantes e população local. A qualidade dos serviços prestados em Porto Alegre, onde está localizada a sede do Conselho, estende-se a todo o Rio Grande do Sul, com equipes especializadas no atendimento ao público e nas ações desenvolvidas pelo programa.

Fiscalização de obra em Torres (RS).

Calendário

O roteiro de viagens do CAU Mais Perto é definido a partir do calendário de feiras e eventos que ocorrem no estado e da quantidade de arquitetos e urbanistas em cada cidade – quanto mais profissionais, mais frequentes serão as visitas ao longo do ano. Conhecer este circuito é importante tanto para aquele profissional com demandas já consolidadas quanto para o recém-formado, que acabou de sair da universidade e precisa realizar a coleta biométrica para emissão da carteira profissional.

Com o CAU Mais Perto, o Conselho está presente em todo o Rio Grande do Sul, valorizando cada arquiteto e urbanista e se colocando à disposição para atender as demandas dos profissionais, empresas e estudantes de Arquitetura e Urbanismo.

As cidades contempladas pelo programa no primeiro trimestre de 2017 serão:

  • Janeiro – São Leopoldo, Esteio, Vacaria, Passo Fundo, Nova Petrópolis, Nova Prata, Flores da Cunha e Carlos Barbosa;
  • Fevereiro – Estrela, Encantado, Pelotas, São Lourenço do Sul, Xangri-la e Osório;
  • Março – Não-me-toque, Santo Angelo, Uruguaiana, Santana do livramento, Rio Pardo, Venâncio Aires, Camaquã e Canguçu.

Informações sobre dia, hora e local de parada em cada cidade estarão sempre disponíveis no site e Facebook do CAU/RS.

Próximos passos

Mas como assim eu ainda não ouvi falar do CAU Mais Perto? Isso acontece porque o programa está em fase piloto e deve estrear em fase plena este ano. Nessa próxima etapa, as equipes de atendimento contarão com furgões customizados circulando pelo Rio Grande do Sul, sem retornar a Porto Alegre, como acontece atualmente. As bicicletas elétricas para transporte local já estão disponíveis para uso da equipe. Ainda em janeiro chegarão os drones para apoio nas ações de fiscalização de difícil acesso.

Saiba mais no vídeo a seguir:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Atendimento presencial em Santiago e região

Atendimento presencial em Santa Rosa

Atendimento presencial em Nova Prata e Serafina Corrêa

Pular para o conteúdo