Eventos

Livros de Arquitetura e Urbanismo são lançados na Feira do Livro de Porto Alegre

As obras tiveram suas publicações patrocinadas pelo CAU/RS e versam sobre diversos aspectos da profissão e do exercício profissional

Na segunda-feira, 31 de outubro, arquitetos e urbanistas estiveram reunidos no Memorial do Rio Grande do Sul, das 18h às 20h, em uma sessão de autógrafos muito especial. Júlio Posenato, Ivan Mizoguchi, Daniel Tochetto e Charles Pizzato receberam amigos e convidados no lançamento oficial dos livros que tiveram suas publicações patrocinadas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul. Os livros – cerca de 500, no total – foram distribuídos gratuitamente, mas ainda podem ser adquiridos com os autores. Entre em contato com o CAU/RS para mais informações.

A seguir, saiba mais sobre cada uma das obras:

O livro de Júlio Posenato, “Pesquisando Arquitetura”, disponibiliza técnicas e habilidades para o desenvolvimento de pesquisas arquitetônicas, para apoiar os arquitetos e urbanistas e estudantes de Arquitetura e Urbanismo na realização de pesquisas sobre o Patrimônio Histórico Brasileiro.

julio

A obra de Ivan Mizoguchi, “A Formação do Arquiteto”, investiga a relação entre o número de escolas de arquitetura e de arquitetos e urbanistas no país e a melhoria na qualidade geral da paisagem das cidades brasileiras. O livro contém reflexões pessoais sobre o tema, baseadas na experiência do autor como professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e em contato com colegas e professores.

ivan

A obra de Daniel Tochetto, “Santa Maria: uma história precursora do Planejamento Urbano no Rio Grande do Sul”, traz uma reflexão sobre o saneamento urbano de Santa Maria com o engenheiro Saturnino de Brito e a sua repercussão na cidade juntamente com o contexto do planejamento no Rio Grande do Sul.

daniel

Charles Pizzato, por sua vez, autor da obra “Arquitetura Socioeducativa: o espaço ressocializando pessoas, curando a sociedade”, aborda o projeto arquitetônico de espaços de socioeducação (termo empregado para a restauração social de adolescentes em conflito com a lei). Muito recentemente se configuraram as diretrizes para tratar desse programa arquitetônico e pouco de seu conhecimento chegou ao meio acadêmico. O livro trata de aspectos peculiares desse tipo de edifício, como a polaridade entre as funções de punição e educação e a complexidade de programa.

charles

No estande do CAU/RS na Feira do Livro, localizado à frente do Monumento ao General Osório na Praça da Alfândega, você pode ter acesso aos mesmos marcadores de página – e também a outros materiais – entregues no lançamento dos livros. Clique aqui para assistir à transmissão realizada na página do Facebook do Conselho durante o evento.

Da esquerda para a direita: Charles Pizzato, Ivan Mizoguchi, Daniel Tochetto e Júlio Posenato.

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Software Livre: 1º Seminário Solare está com inscrições abertas!

Pular para o conteúdo