Sem categoria

Como se estrutura a Bienal de Arquitetura de Veneza?

Neste segundo semestre no ano, nós estamos abordando em parceria com o Vila Flores assuntos relacionados à 15ª edição da Bienal de Arquitetura de Veneza. O evento internacional, que ocorre a cada dois anos, é mesmo complexo e disperso pela cidade italiana em um período que, em 2016, começou em 28 de maio e segue até 27 de novembro.

O Vila, como já comentamos tantas vezes em nosso site e redes sociais, é o representante gaúcho em uma das mostras que compõem a Bienal. O projeto da edificação localizada em Porto Alegre faz parte, justamente, da mostra que está exposta no Pavilhão do Brasil, ao lado de outros 14 projetos brasileiros. Mas, como assim… Pavilhão?

Grande parte dessas exposições é gratuita e o visitante pode se perder por dias, entrando e saindo desses espaços dispersos por Veneza. Fora do circuito alternativo, as grandes atrações estão expostas em dois espaços: Arsenale e Giardini.

Arsenale é um antigo estaleiro militar repleto de galpões e Giardini, ou “jardins”, é uma grande área verde que abriga pavilhões expositivos. Em ambos há um pavilhão central curado pelo arquiteto e urbanista chileno e diretor do evento, Alejandro Aravena, com temática norteada pelo tema “Reporting from the Front”, e também pavilhões dos países com curadoria própria, como é o caso do Brasil.

Nosso pavilhão está localizado no espaço Giardini e tem a curadoria de Washington Fajardo, presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural e também assessor especial da prefeitura do Rio de Janeiro para assuntos urbanos. Neste espaço, há diversos projetos que apresentam diferentes práticas de melhorias urbanas. Um deles é o Vila Flores.

Agora que já entendemos melhor como se estrutura a Bienal de Arquitetura de Veneza, convidamos você, leitor, a assistir dois vídeos produzidos pelo Vila Flores que apresentam Arsenale e Giardini em imagens. Se quiser saber mais sobre o Giardini, clique aqui e acesse o álbum na página do Vila no Facebook com fotos exclusivas, fruto da parceria com o CAU/RS. Antônia Wallig, que faz parte da Associação Cultural Vila Flores, esteve no Pavilhão Brasileiro e apresentou o espaço em uma transmissão no Facebook do CAU/RS que você pode conferir aqui.

Logo abaixo, ainda há o histórico de todas as matérias publicadas em nosso site relativas à Bienal. Leia, envie contribuições e compartilhe!

Arsenale

https://www.youtube.com/watch?v=1H6LH81erdE

Giardini

https://www.youtube.com/watch?v=jmsyD974ip4

Leia mais

  • Clique aqui para história da Bienal de Veneza e da Bienal de Arquitetura de Veneza
  • Clique aqui para informações sobre o Brasil na Bienal – arquitetura como ferramenta de luta
  • Clique aqui para informações sobre o Vila Flores na Bienal – patrimônio histórico, participação e inclusão
MAIS SOBRE: Vila Flores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo