Sem categoria

Prêmio José Albano Volkmer – Transição entre vida acadêmica e profissional que faz história

A 17ª edição do Uma Tarde no CAU/RS transmitido pela Rádio Arquitetura contou com a presença de Pedro Terra Oliveira, vencedor do Prêmio IAB RS José Albano Volkmer 2015; Maria Dalila Bohrer, professora orientadora (PUCRS); e os integrantes da Comissão Organizadora Marcelo Brinckmann, também Secretário Geral do IAB RS, e Eloise Mudo, coordenadora do Prêmio.

Ambiente descontraído no bate-papo sobre o Prêmio IAB RS no Uma Tarde no CAU/RS.

Marcelo destacou a origem do Prêmio IAB RS, criado na gestão do presidente Danilo Landó e promovido pelo IAB RS desde o ano de 1999 com o objetivo de destacar o melhor trabalho de conclusão de cada turma de formandos de cada Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul.

O Prêmio, dividido em duas fases, começa com a entrega da Menção Honrosa do melhor trabalho de conclusão da turma eleito pelos professores do curso, sem a interferência do Instituto de Arquitetos. A Menção torna o formando apto a participar da segunda etapa, onde é realizada a inscrição e adequação do projeto final aos moldes do concurso.

Eloise colocou que se destaca no Prêmio quem detém o poder de síntese a partir da escolha das quatro pranchas para apresentação e entrega do projeto. “Os próprios jurados comentam que se o autor estivesse presente para defender o seu trabalho o viés de avaliação seria outro, mas isso não é possível. O poder de síntese é fundamental”, disse Eloise.

Os arquitetos Alexandre Couto Giorgi, Cesar Dorfman e Klaus Bohne, que formaram a comissão julgadora do Prêmio, avaliaram 33 projetos do primeiro e segundo semestre de 2015. O projeto vencedor, “Infraestrutura da Paisagem – Valorização Cultural e Turística de Mostardas/RS”, de Pedro Terra Oliveira, ganhou destaque pela complexidade e simplicidade e teve como professor orientador a arquiteta e urbanista Maria Dalila Bohrer.

Pedro contou que este trabalho foi pensado por anos. O projeto envolve sua cidade, Mostardas, localizada no litoral da bacia média do Rio Grande do Sul, entre a Lagoa dos Patos e o oceano. “Foi um trabalho multidisciplinar que envolveu muitas pesquisas sobre legislação ambiental, biologia e diversas outras áreas. É um projeto que envolve trabalho de planejamento urbano, trabalho urbano e trabalho de arquitetura”, destacou o vencedor.

“Este é um prêmio de sucesso que está na 17ª edição. A gente tem visto que os alunos ingressam no mercado de trabalho com mais facilidade e com uma produção muito importante no currículo”, salientou Maria Dalila Bohrer, professora orientadora do projeto de Pedro na PUCRS.

Pedro recebeu como troféu uma obra de arte criada pelo artista plástico Vinicius Vieira, um certificado de melhor projeto, além de uma bolsa de estudos 100% para participar dos cursos promovidos pelo IAB RS, durante o período de um ano.

Marcelo, Eloise, Alexandre, Pedro, Gabriela e Maria Dalila.

Ouça | 17ª edição | 13/07/2016

Convidados: Arquitetos e urbanistas Pedro Terra Oliveira, Maria Dalila Bohrer, Marcelo Brinckmann e Eloise Mudo

Uma Tarde no CAU/RS

  • Quarta-feira, ao vivo, das 15h30 às 17h
  • Transmissão: Rádio Arquitetura, a rádio das mentes criativas
  • WhatsApp: (51) 8211-9741

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo