Sem categoria

E-book facilita o uso das Tabelas de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo

Guia contou com a colaboração do Gerente de Atendimento e Fiscalização do CAU/RS, Rodrigo Jaroseski

A Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) lançou dia 21 de junho o e-book Tabelas e Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. O livro tem como objetivo auxiliar arquitetos e urbanistas no seu dia a dia e contribuir para a sua valorização profissional.

O material simplifica o uso de tabelas de honorários desenvolvidos pelo Colegiado Permanente das Entidades Nacionais de Arquitetura e Urbanismo (CEAU). O acesso é aberto e gratuito.

Segundo o presidente da FNA, Jeferson Salazar, “o e-book poderá se tornar um importante difusor da tabela de honorários nas suas diversas formas de aplicação e em qualquer nível de complexidade técnica do trabalho dos arquitetos e urbanistas”.

A ideia da publicação surgiu após a FNA perceber que muitos arquitetos e urbanistas consideravam a tabela de honorários complexa. “Mas o fato é que a tabela reflete a própria complexidade da nossa profissão em suas inúmeras atividades e nos próprios elementos que constituem o custo do nosso trabalho na formação de valor dos honorários”, acrescenta Salazar.

Para o Gerente de Atendimento e Fiscalização do CAU/RS e colaborador do projeto, Rodrigo Jaroseski, “o e-book torna tudo muito mais acessível, pois ali consta um passo-a-passo, com linguagem bem básica e didática, para facilitar e desmistificar ainda mais a consulta”.

O projeto funciona como um Guia do Usuário: para navegar, basta utilizar as setas direcionais conforme a indicação. O profissional pode ainda voltar a um conteúdo que lhe interessou ou adiantar as páginas e antecipara a leitura.

O e-book pode ser acessado por meio de computadores desktop ou notebook, além de tablets e celulares com o sistema operacional Android e Apple. Também pode ser feito o download de uma versão em PDF do arquivo.

Clique aqui e acesse!

Uma resposta

  1. Esta intenção que a FNA e outras entidades de arquitetura tem de padronizar ou pelo menos aproximar os valores de honorários e prestação de serviços de arquitetura é muito importante e valioso. O problema é que na prática estes valores não se aplicam, pois a concorrência normal de mercado sempre joga para baixo os preços. E se adicionarmos o fator “profissionais recém formados” ai complica bastante, pois estes cobram 1/3 ou 1/4 dos valores de mercado. Este fator simplesmente banaliza a classe e os serviços que os “bons profissionais” prestam. Por mais articulado e convincente que o arquiteto seja, quando o cliente compara preços acaba a conversa. Lógico que os serviços prestados são infinitamente diferentes, mas o cliente só percebe ao final da obra, quando reflete sobre quanta dor de cabeça esta obra lhe causou. Ai já é tarde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo