Sem categoria

Projetos de Urbanismo são tema do evento Projeto e Obra do IAB RS nesta quarta-feira

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promove na quarta-feira (22/06), às 19h30, o sexto evento do Edital 2015/2016 do Ciclo de Palestras Projeto & Obra que terá como tema o “Urbanismo”. Na ocasião, serão apresentados trabalhos desenvolvidos pelos escritórios 3C Arquitetura e Urbanismo, 4d- Arquitetura e LKF Arquitetura e Urbanismo, com a mediação da Arquiteta e Urbanista Daniele Caron.

Confira abaixo os projetos e as equipes dos três escritórios:

3C Arquitetura e Urbanismo PLANO DIRETOR RURAL DE GARIBALDI

Equipe: Arq. Leonardo Marques Hortencio, Arq. Alexandre Pereira Santos, Arq. Paula Motta, Arq. Tiago Holzmann da Silva, Econ. Maria Alice Oliveira da Cunha Lahorgue, Arq. Leonardo Damiani Poletti e Arq. Paula de Moraes Lopes

Pensar a cidade não significa apenas pensar a área urbana, mas sim o território de todo o município. Garibaldi, uma cidade localizada na serra gaúcha, passa por um processo de crescimento e diversificação de atividades, que não encontrando mais espaços nas áreas urbanas, passam a ocupar o meio rural. O Plano Diretor Rural pretende entender esta lógica recorrente da realidade contemporânea brasileira, preservar a identidade e a origem deste locus e apresentar soluções para o desenvolvimento territorial, como resposta ao que estabelece a Lei Federal 10.257/01, quanto a questão de integração e complementaridade entre o urbano e o rural. Pretende-se demonstrar os princípios, estratégias e propostas para Garibaldi, com ênfase na escala territorial (área de intervenção de 169km2 e população atingida de 30.000hab), bem como a síntese da discussão e do processo de elaboração do Plano Diretor Rural, realizado no ano de 2011, com a efetiva participação da sociedade.

4d-arquitetura RUA COBERTA DE CARLOS BARBOSA

Equipe: Arq. Efreu Quintana, Arq. Carlos Eduardo Mayresse, Arq. Juliana Piletti e Arq. Juliano Spader.

O projeto da Rua Coberta de Carlos Barbosa foi escolhido por concurso vencido pela equipe da 4d-arquitetura. O programa é o de um equipamento capaz de abrigar feiras e eventos, como os do Festiqueijo. Devendo ser flexível para assumir diversas configurações: espaço para shows, montagens de bancas para feira do livro e praça coberta no dia-a-dia, quando é livre a circulação de pedestres e veículos. A opção pela cobertura plana está no centro da estratégia de implantação da edificação, que se insere de maneira sutil na paisagem urbana, respeitando a escala e valorizando a ambiência local. O impedimento legal de localizar os apoios da cobertura no limite do terreno da igreja leva à adoção de uma única linha de pilares, assimétrica em relação ao eixo da via, vencendo-se o vão de 15m da largura da via com uso de perfis metálicos atirantados. A variação no ritmo dos apoios define o espaço para a montagem de um palco, que é feito pela junção modulada dos bancos que compõem o mobiliário cotidiano do espaço. Um pergolado de madeira com cobertura translúcida completa a composição, e possibilita iluminação natural quando da montagem de feiras. O pavimento nivelado adéqua-se aos diferentes usos e sinaliza a preferência do pedestre.

LKF Arquitetura e Urbanismo – PERIMETRAL OESTE – Canoas/RS

Equipe: Arq. Luciane Kinsel, Arq. Leonardo Fitz, Arq. Letícia Mentz e Arq. Gabriela Webber

A proposta, desenvolvida em parceria com a Technique Engenharia, consiste em um parque linear ao logo da Av. Eng. Irineu Carvalho Braga. A partir de um extenso levantamento de dados com a identificação das vias de conexão, das tendências de ocupação segundo Plano Diretor e das análises das pré-existências do entorno imediato foi possível sobrepor todas as camadas de informações para propor as intervenções projetuais. A ciclovia entra nesta proposta do parque como um elemento ancora, a partir do momento que a tipologia adotada configura os espaços destinados às atividades de esporte, eventos, comércio e estar. A implantação desses setores foi minunciosamente definida em função de aspectos específicos do lugar associado ao programa adequado. Ao logo da perimetral foram propostas vegetações, mobiliários urbanos, sinalizações e ciclovia de modo a requalificar uma área de suma importância para cidade de Canoas.

Haverá transmissão ao vivo do evento pelo canal do IAB RS no YouTube: https://www.youtube.com/user/iabrstv

Agende-se!

  • O quê? Ciclo Projeto e Obra – Urbanismo
  • Quando? 22/06/2016, quarta-feira, às 19h30
  • Onde? Ponto de Cultura Solar do IAB RS (Rua General Canabarro, 363 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS)
  • Quanto? Entrada franca
MAIS SOBRE: IAB RS Urbanismo

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo