Sem categoria

Fiscalização do CAU/RS visita edificação da Casa Cor 2016 em Porto Alegre

Na manhã desta quinta-feira (09/06), a Unidade de Fiscalização do CAU/RS realizou visita à edificação que abrigará os ambientes da Casa Cor 2016. A atividade teve por objetivo verificar a existência de documentos de responsabilidade técnica pelas atividades desenvolvidas nos ambientes, tais como projeto e execução de arquitetura de interiores, mobiliário, paisagismo, instalações hidrossanitárias e elétricas prediais.
casacor02

Acompanhados da arquiteta e urbanista Vera Capaverde, responsável pela organização da mostra, os Agentes de Fiscalização e Estagiários de Arquitetura e Urbanismo do CAU/RS inspecionaram todos os serviços em execução no momento da visita através da averiguação do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) ou Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

IMG_20160609_102638420

A Casa Cor é uma mostra de arquitetura, decoração e paisagismo que possui 20 franquias nacionais, além de quatro internacionais, ocorrendo anualmente em São Paulo. No Rio Grande do Sul, a mostra acontece em Porto Alegre, apresentando cerca de 40 ambientes nos quais são desenvolvidos muitos serviços técnicos que requerem profissionais legalmente habilitados para seu projeto e execução.

O CAU/RS fiscaliza a mostra desde 2013 e busca a regularidade de todos os ambientes não apenas do ponto de vista do cumprimento da legislação profissional pelos arquitetos e urbanistas expositores, mas também para garantir segurança aos visitantes, que poderão visitar a mostra dos dias 28 de junho a 21 de agosto na Rua Faria Santos, nº 451, no bairro Petrópolis.

Agentes de Fiscalização e Estagiários de Arquitetura e Urbanismo do CAU/RS.
MAIS SOBRE: Fiscalização

2 respostas

  1. O que aconteceu com os ambientes que foram projetados por “não arquitetos” e portanto não recolhem RRT?

    1. Prezado Hermes,

      Todos os ambientes da Casa Cor 2016 nos quais foram desenvolvidos serviços que exigem profissional legalmente habilitado possuem documento de responsabilidade técnica, inclusive aqueles onde atuaram profissionais não habilitados. As poucas exceções são os ambientes nos quais foram realizadas apenas mudanças na decoração (pintura, troca de piso, papel de parede, mobiliário, layout, objetos decorativos, etc), sem nenhuma intervenção em paredes, gesso ou outro elemento que exigisse um responsável técnico.

      Sendo o que havia para o momento, colocamo-nos à disposição em caso de qualquer esclarecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo