Sem categoria

Sede do IAB RS é lançada como Ponto de Cultura do Estado

O IAB-RS realiza o lançamento da sua sede, no Centro Histórico de Porto Alegre, como Ponto de Cultura do RS. O evento ocorre na próxima quarta-feira dia (18/03), às 19h30, no Solar do IAB, que fica na Rua General Canabarro 363.

Para Tiago Holzmann da Silva, presidente da entidade, o IAB tem história marcada por grandes conquistas. No tempo de sua fundação liderou a luta pela criação da primeira Faculdade de Arquitetura do RS e depois foi o fórum de discussão e divulgação da arquitetura moderna. O IAB RS também foi um espaço importante de resistência à ditadura e grande incentivador das relações da arquitetura com as artes, a música e outras manifestações sociais.

Selecionado em edital do Governo do Estado, o Solar do IAB como novo ponto de cultura do RS contará com ações focadas na temática da cidade e cidadania, e ainda contemplará temas como artes visuais, cinema, história da cidade e patrimônio histórico, além de questões contemporâneas.

O Solar Conde de Porto Alegre é testemunha de importantes episódios da história do Rio Grande do Sul, como a Revolução Farroupilha e Guerra do Paraguai, morada típica da aristocracia na área central de Porto Alegre, foi delegacia de polícia durante os períodos de ditadura militar e local de repressão política, sede temporária do Fórum Social Mundial e escritório de concepção do Fórum e do Acampamento da Juventude e, finalmente, o atual Centro Cultural Solar do IAB RS.

COLOQUE NA AGENDA
O QUE:
 67 anos do IAB RS e Lançamento do Solar do IAB como Ponto de Cultura do RS
QUANDO:  Dia 18/03 (quarta-feira), às 19h30min
ONDE: Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico de POA).
QUANTO: Entrada Franca
INFORMAÇÕES: (51) 3212.2552

 

Saiba mais:

Os Pontos de Cultura são grupos culturais da sociedade civil que envolvem a comunidade em atividades de arte, cultura e educação, estimulando a criatividade e propiciando o exercício da cidadania pelo reconhecimento da importância da cultura produzida em cada localidade. Depois de selecionadas, as organizações recebem recursos para potencializar suas ações. A Rede RS de Pontos de Cultura tem como objetivos a promoção da diversidade cultural, o empoderamento, o protagonismo, a autonomia, a articulação em rede como a produção colaborativa, compartilhamento de saberes e gestão compartilhada entre sociedade civil e poder público.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo