Eventos

40º ENSA discute o futuro da profissão em novembro em Porto Alegre

40_ensa_1020x477_

O 40º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA) vai discutir, de 16 a 19 de novembro, no Memorial Luiz Carlos Prestes, em Porto Alegre, “O Futuro da Profissão do Arquiteto e Urbanista”. Promovido anualmente pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e Sindicatos de Arquitetos do país, esta edição terá a arquiteta Maria Elisa Meira como homenageada. Antes do evento, como tradicionalmente acontece, será realizado o Seminário Nacional, de 16 e 17 de novembro. Além disso, outras atividades integram a programação do encontro como a eleição para o triênio 2017/2019 e a solenidade de entrega do 11º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano, ambos no dia 19 de novembro.

Seminário Nacional

O Seminário Nacional “O Futuro da Profissão do Arquiteto e Urbanista” será realizado no Auditório da Federação Gaúcha de Futebol, localizado na avenida Ipiranga, nº 10, em Porto Alegre. Ao final, o debate sobre a profissão do arquiteto e urbanista será levado ao Congresso da União Internacional de Arquitetos (UIA), que ocorrerá no Rio de Janeiro (RJ), em 2020.

Confira a programação completa: https://goo.gl/W9o9aS

11º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano

A cerimônia de entrega do 11º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano será no dia 19 de novembro, no Memorial Luiz Carlos Prestes, a partir das 20h30. Os vencedores foram indicados pelo público através de formulário e, posteriormente, foram escolhidos pelo Comitê Curador, constituído pelo presidente da entidade, Jeferson Mota Salazar, e por ex-presidentes que integram o Conselho Consultivo. A láurea, criada em 2006, em comemoração aos 27 anos da FNA, é conferida anualmente aos profissionais brasileiros que se destacaram por sua atuação em atividades vinculadas a arquitetura e urbanismo.

Os vencedores desta edição são dos estados do Rio Grande do Norte (RN), Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS), Distrito Federal (DF) e São Paulo (SP). Eles foram escolhidos em seis categorias previstas no regulamento: Setor Público, Setor Privado, Jovem Arquiteto, Homenagem Especial, In Memorian e Reconhecimento da Contribuição a Arquitetura e Urbanismo.

Confira a lista de vencedores: https://goo.gl/VjSjph

Eleição para triênio 2017/2019

A Eleição será realizada no dia 19 de novembro a partir das 13h. Já a posse da nova diretoria eleita da FNA para o Biênio 2017/2019 será às 19h.

Oficinas preparatórias

Também como atividades preparatórias foram realizadas as oficinas nos dias 16, 17 e 30 de setembro no Memorial Luiz Carlos Prestes. Ao todo, foram promovidas cinco oficinas com três debatedores convidados para cada uma. O objetivo foi ouvir profissionais em diferentes áreas de atuação com intuito de entender suas principais atividades e dificuldades enfrentadas no exercício da profissão.

40º ENSA

O Local escolhido para sediar o 40º ENSA, Memorial Luiz Carlos Prestes, está localizado na avenida Edvaldo Pereira Paiva, s/nº, em Porto Alegre. O prédio foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, em coautoria com o seu neto Paulo Sérgio Niemeyer. No local, também haverá exposição das obras dos profissionais agraciados. As atividades estão sendo promovidas pela FNA e o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Sul (SAERGS), com patrocínio do Conselho e Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e apoio do Memorial Luiz Carlos Prestes e Instituto Niemeyer.

Agende-se!

  • O quê? 40º ENSA
  • Quando? De 16 e 19 de novembro
  • Onde? Memorial Luiz Carlos Prestes (Av. Edvaldo Pereira Paiva, s/nº – Porto Alegre/RS)
  • Quanto? Entrada franca
  • Informações: https://goo.gl/nKuLfV

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Jornalismo

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Pular para o conteúdo