Sem categoria

Congresso Brasileiro de Arquitetos: 21ª edição do evento será realizado em Porto Alegre

21º Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA), promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), será realizado de 9 a 12 de outubro em Porto Alegre. O evento servirá como preparatório do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), que acontecerá em 2020 no Rio de Janeiro, e irá homenagear a arquiteta e urbanista Briane Bicca, falecida em junho de 2018. Conselheira suplente do CAU/BR, Briane marcou a história da Arquitetura e Urbanismo no Brasil com uma extensa atuação no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que incluiu a redação do dossiê enviado à Unesco que tornou Brasília Patrimônio Mundial da Humanidade. O IAB RS espera mais de 3 mil arquitetos e urbanistas brasileiros presentes.

Arquiteta e urbanista Briane Bicca, falecida em junho, será homenageada pelo 21º CBA | Foto: Divulgação

Com o tema “Espaço e Democracia”, o 21º CBA vai realizar palestras, debates, oficinas, minicursos e apresentação de trabalhos profissionais e acadêmicos em mais de 20 locais de Porto Alegre, tendo como referência a Praça da Alfândega, no centro da cidade. Será usada a estrutura usada para a realização da Feira do Livro de Porto Alegre, a maior feira cultural ao ar livre da América Latina. “Vamos debater os espaços públicos ocupando os espaços públicos”, afirma o presidente do IAB RS, Rafael Passos. “Se os arquitetos e urbanistas querem valorizar a nossa profissão, precisamos levar os nossos debates para a sociedade, com eventos abertos ao público em geral”. Rafael diz que a ideia é fazer a sociedade ver o evento acontecendo, levando Arquitetura e Urbanismo para todos.

Praça da Alfândega | Foto: Divulgação

Os debates acontecerão em três eixos temáticos: Arquitetura, Cidade e Ambiente; Cultura e Memória; e Formação e Fazer Profissional. Arquitetos e urbanistas e profissionais de diversas áreas do conhecimento vão discutir como as cidades contemporâneas convivem com formas de ocupação que demandam soluções emergentes e obrigam a Arquitetura e Urbanismo a explorar novas formas de atuação. Isso com minicursos sobre as novas tecnologias de construção, chamamento de trabalhos e debates sobre a organização política dos profissionais da área. Todo esse panorama foi apresentado pelo presidente do IAB RS aos membros do Colegiado Permanente de Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas do CAU/BR (CEAU-CAU/BR), que se reuniu no dia 7 de dezembro em Brasília.

6 respostas

    1. A data será divulgada pelo IAB RS! Ainda não temos essa previsão, Lourdiellen.

    1. Oi, Gabriella! Quem está organizando o evento é o IAB RS. Assim que tivermos informações mais detalhadas, informaremos aqui no site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo